Apesar de acordo com a sigla governista, Ronaldo Martins (ao centro) diz que se mantém aliado do oposicionista Capitão Wagner (PROS). Foto: Miguel Martins.

Mesmo obtendo mais de 101 mil votos nas eleições de 2018, Ronaldo Martins, do Republicanos, não conseguiu ser reeleito para a Câmara Federal, e desde então, vem sendo beneficiado com períodos de mandatos, temporários, através de pedidos de licença de alguns parlamentares da coligação governista daquele ano.

O suplente retornou ao Parlamento Federal após Domingos Neto, do PSD, ter solicitado licença de 121 dias para tratar de assuntos particulares, surpreendendo a aliados.

O ingresso de Martins na Câmara dos Deputados deve-se ao acordo firmado com o grupo liderado pelo ex-vice-governador do Estado, Domingos Filho, atual presidente do PSD do Ceará. O Republicanos deve apoiar a candidatura do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, à reeleição.

O suplente permanecerá na Câmara Federal por um período de quatro meses, no lugar de Domingos Neto, atual coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional. Neto se dedicará às candidaturas do PSD no Estado.

Apesar de ter reassumido o mandato parlamentar por quatro meses na licença de Domingos Neto, que faz parte da base governista no Ceará e em Fortaleza, Ronaldo Martins garantiu ao Blog do Edison Silva que o Republicanos segue “firme e forte” apoiando a candidatura do deputado federal Capitão Wagner (PROS), na Capital.

Segundo ele, o retorno para a Casa Legislativa se deu por conta da coligação, à época formada por MDB, PSD, PRB (hoje Republicanos) e outras legendas. Martins afirmou que havia acordo entre o grupo para que houvesse rodízio com os suplentes. Sobre Iguatu, o parlamentar disse que a aliança com Ednaldo Lavor está fechada desde 2019. Vale ressaltar que o PSD é uma das principais legendas de sustentação da postulação da base do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

O PSD solicitou apoio do Republicanos em diversos municípios cearenses onde terá candidatura própria. No entanto, uma das condições colocadas pelo presidente do partido, Ronaldo Martins, foi a de que em Fortaleza se manteria alinhado à postulação de Wagner.

Ronaldo Martins era aliado do Governo Roberto Cláudio até o início do ano, quando decidiu se alinhar a Capitão Wagner. O Republicanos também rompeu com o Governo de Camilo Santana. No início da semana, conforme publicado no Blog do Edison Silva, o deputado estadual André Fernandes, um dos principais críticos da gestão estadual, se filiou à legenda republicana.

Fortaleza

Martins é o quarto suplente a assumir na vaga de um deputado federal titular. O primeiro a se licenciar foi Roberto Pessoa, do PSDB, que é pré-candidato a prefeito no município de Maracanaú. Em seu lugar ficou o ex-deputado, Danilo Forte, também do PSDB.

Capitão Wagner, que é pré-candidato na Capital cearense tirou licença de 120 dias para se dedicar, exclusivamente, à sua postulação em Fortaleza, bem como auxiliar candidaturas em outros municípios do Estado. Dr. Agripino Magalhães (PROS) assumiu a vaga.

Candidaturas

Outro membro do PROS a se licenciar foi Vaidon Oliveira, que cedeu espaço para Deuzinho Filho (REPU).  Outros deputados federais também têm se colocado como pré-candidatos a prefeito, e a tendência, caso se confirmem as candidaturas, é que eles também se licenciem de seus mandatos.

Luizianne Lins (PT), Célio Studart (PV) e Idilvan Alencar (PDT), por exemplo, são pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Nenhum dos três, porém, ainda sinalizou desejo de se afastar da Câmara Federal. Mauro Filho (PDT) também pode se licenciar, mas os motivos são outros.

Deputados licenciados da bancada cearense:

Roberto Pessoa (PSDB) – suplente Danilo Forte (PSDB)

Capitão Wagner (PROS) – suplente Dr. Agripino Magalhães

Domingos Neto (PSD) – suplente Ronaldo Martins (REPU)

Vaidon Oliveira (PROS) – suplente Deuzinho Filho (PROS).