No início de agosto, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) participou de “live” do PSB sobre o futuro de Fortaleza. Foto: Reprodução/Facebook.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) já foi a agremiação mais forte do Estado, até a saída de Ciro e Cid Gomes e todo o seu grupo político, em 2013, levando consigo pelo menos 500 filiados. Desde então, a legenda nunca mais conseguiu se reerguer como potência política no Ceará. O novo comando da sigla, porém, quer iniciar uma mudança de rumo a partir das eleições deste ano.

Depois de negociações envolvendo a cúpula do grupo aliado no Ceará, o partido conseguiu atrair para si quadros importantes na política local. Atualmente, o partido possui dois vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, dentre eles o líder do prefeito Roberto Cláudio na Casa, Esio Feitosa; dois deputados estaduais (Nizo Costa e Audic Mota) e um deputado federal, o presidente da sigla no Estado, Denis Bezerra.

A agremiação ainda não definiu o dia de sua convenção partidária em Fortaleza, pois aguarda a confirmação do nome da base que deve ser indicado como candidato a prefeito da cidade. O presidente municipal da legenda, Léo Couto, afirmou ao Blog do Edison Silva que ainda há muita indefinição sobre o postulante na disputa majoritária, mas destacou o desejo da sigla em ter o ex-secretário Élcio Batista como consenso entre os aliados.

Élcio Batista fazia parte da gestão do governador Camilo Santana até ser exonerado, a pedido, em junho passado, para tentar se colocar como pré-candidato a prefeito de Fortaleza. No início de abril, ele se filiou ao PSB com o apoio do chefe do Poder Executivo estadual.

Na última transmissão ao vivo entre os pré-candidatos do PDT a prefeito de Fortaleza, ocorrida na quinta-feira passada (27), o prefeito Roberto Cláudio citou o nome de Batista como um aliado do grupo, que, inclusive, chegou a participar de uma das ‘lives’ pedetista.

O PSB também vai apresentar muitos nomes conhecidos na disputa eleitoral para a Câmara Municipal de Fortaleza. Dentre eles, Esio Feitosa e Marília do Posto, que tentarão a reeleição; além de ex-vereadores como Eulógio Neto e Alípio Rodrigues, que querem retornar à Casa. Eudes Bringel, Fábio Rubens, Moura Sinditáxi, Heitor Holanda, Jaime Cavalcante e Josivan são outros quadros com potencial eleitoral, alguns deles, inclusive, já atuaram na Casa na condição de suplentes.

Câmara Municipal

Léo Couto, neto de Gerôncio Bezerra, e filho do ex-presidente da Câmara, José Maria Couto, também vem tentando se viabilizar como nome da legenda em busca de uma das 43 vagas na Câmara Municipal. O partido ainda não definiu data para realização da convenção majoritária, mas já está preparado para apresentar seus quadros ao Legislativo da Capital cearense.