Capitão Wagner escolheu o “Dia da Independência” como data símbolo da campanha. Foto: Câmara dos Deputados.

O Partido Republicano da Ordem Social, o PROS, vai lançar a candidatura do deputado federal Capitão Wagner a prefeito de Fortaleza no dia 7 de Setembro. No encontro, é esperada a participação de representantes locais e nacionais das agremiações que se aliaram ao postulante desde o ano passado.

A data foi meticulosamente escolhida pela agremiação, por ser feriado e porque é neste dia em que se comemora a “Independência do Brasil” do Reino de Portugal. De acordo com organizadores do evento, a ideia é fazer uma alusão a uma espécie de passo inicial rumo à independência das lideranças da base governista do Estado. Capitão Wagner é um dos principais opositores da atual administração de Fortaleza.

Além de representantes do PROS, deverão participar do encontro membros do PSC, Avante, Republicanos, Podemos, PTC, DC, PMB e PMN.

Capitão Wagner ainda está tentando construir uma aliança com o PSL, que no Ceará é comandado pelo deputado federal Heitor Freire. No entanto, Freire tem insistido na tese de que seu partido tenha candidatura própria na Capital cearense, o que ainda não ficou definido.

De acordo com a assessoria do PSL, a convenção partidária da agremiação acontecerá no mesmo dia no evento do PROS, o que aumenta a suspeita de aliança entre os dois partidos em Fortaleza. Na ocasião, Capitão Wagner deve anunciar ainda o nome do candidato a vice-prefeito da coligação.

Câmara

Os nomes dos 65 candidatos da legenda que tentarão uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza também serão anunciados nesta data. Outras agremiações aliadas de Capitão Wagner também anunciarão seus quadros para a disputa proporcional no dia 7 de Setembro.

Dentre os nomes do PROS que se destacam na disputa eleitoral para a Câmara Municipal de Fortaleza estão os vereadores Julierme Sena, Márcio Martins e Sargento Reginauro, que tentarão reeleição. O partido tem como objetivo inicial eleger até cinco nomes.

Crise

Também pretendem disputar vaga de vereador: Bruno Mesquita, o ex-vereador Pedro Matos, 0 ex-vereador Marcelo Mendes, Inspetor Alberto, a esposa do deputado federal Vaidon, Andreza Matos; Airton Moral, o presidente do Sindicato dos Médicos, Edmar Fernandes; Márcio Lopes, Jorge Vieira e Daniel Borges.

Também estão na lista o candidato a governador derrotado nas eleições de 2018 pelo PSL, Hélio Góis; e Maninho Palhano, o pivô da crise política envolvendo o deputado estadual Bruno Gonçalves (PL). É Maninho que aparece em áudio vazado conversando com Bruno sobre compra de apoio político para tentar reeleger a mãe do deputado, a vereadora Marta Gonçalves (PL).