A sugestão é do deputado Agenor Neto (MDB). Foto: Divulgação.

Alunos das escolas da rede de ensino estadual poderão contar com alimentos variados de acordo com tabela nutricional. A iniciativa se propõe a garantir a oferta de alimentação essencial e de qualidade para a saúde, crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente.

A sugestão é do deputado Agenor Neto (MDB), que apresentou o projeto de indicação 237/19, aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, assegurando que toda escola tenha um nutricionista instituído pela Secretaria de Saúde do Estado, responsável pela elaboração dos cardápios e tabelas dos alimentos oferecidos aos alunos.

Ainda de acordo com a proposta, a escola deverá elaborar relatório com todas as refeições que serão oferecidas aos alunos diariamente, de modo a registrar o cardápio semanal, e enviar pelos próprios alunos aos seus responsáveis. Os índices de vitaminas, proteínas e carboidratos precisam ser garantidos pela pirâmide alimentar.

O parlamentar afirma que o projeto começa com viés de proteção normativa do direito à alimentação de qualidade dos alunos. “Sabe-se que a criança, em decorrência de sua imaturidade física e mental, precisa de proteção e cuidados especiais”, justifica.

Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.