Para Deuzinho, a intenção é também inibir que pessoas com febre saiam de suas casas. Foto: Agência Câmara.

O Projeto de Lei  (PL) 4047/20, de autoria do suplente de deputado Deuzinho Filho (Republicanos/CE), que está no exercício do mandato em razão da licença do deputado federal Vaidon Oliveira (PROS), obriga, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a aferição da temperatura das pessoas para que elas possam entrar em repartições públicas e em estabelecimentos de uso coletivo. Deverão ser usados preferencialmente termômetros que não necessitem de contato físico.

Conforme o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, se a temperatura corporal for igual ou superior a 37,5º C a pessoa será impedida de entrar no local e deverá ser orientada a procurar atendimento médico. Poderá ser requisitada força policial em caso de recusa. Regulamento posterior deverá definir multa para os infratores.

A medição de temperatura é um meio eficaz para o isolamento social e para o controle da COVID-19, segundo o autor da proposta, deputado Deuzinho Filho (Republicanos/CE).

“As pessoas que eventualmente não estão se sentindo bem ou acham que estão doentes vão deixar de sair porque sabem que serão submetidas a uma triagem”, afirmou.

Fonte: Câmara dos Deputados.