Foto: Reprodução/Facebook/Roberto Cláudio.

É consenso entre os cinco pré-candidatos do PDT a prefeito de Fortaleza que o próximo gestor da Capital terá que buscar dinheiro emprestado para enfrentar a crise econômica pré-anunciada para o ano de 2021.

Para isso, segundo eles, o atual prefeito Roberto Cláudio está deixando lastro estrutural financeiro, a Prefeitura tem crédito na Praça, que vai facilitar essas operações de crédito.

O debate desta quinta-feira (27) do PDT, nas redes sociais, foi o último de uma série de dez. A discussão sobre “O Futuro de Fortaleza” foi mediada pelo prefeito Roberto Cláudio, presidente do partido na Capital.

Os pré-candidatos – Idilvan Alencar, Ferruccio Feitosa, Samuel Dias, Salmito Filho e José Sarto Nogueira – disseram que a Prefeitura, no próximo ano, vai precisar de dinheiro emprestado para ampliar as UPAs, ampliar o micro-crédito, ampliar as vagas nas creches e para atender outros programas sociais nas áreas de habitação, emprego e renda e de infra-estrutura.

Os ex-secretários Samuel Dias e Ferruccio Feitosa e o deputado José Sarto explicaram que a Prefeitura de Fortaleza tem capacidade se endividar até 1,2% da Receita Corrente Líquida, ou seja, até R$ 8,2 bilhões. Mas já existe uma operação de crédito contratada que não foi totalmente usada ainda.

O mediador, prefeito Roberto Cláudio, deu uma ajuda aos pré-candidatos na sugestão de novas metas a serem alcançadas na próxima gestão. Ele sugeriu que poderia ser construída uma Policlínica em cada Secretaria Regional e aumentar o número de vagas nas creches para zerar a fila de procura.

Foi consenso também entre os debatedores que a prioridade do primeiro ano de gestão, com início em janeiro de 2021, é focar na geração do emprego e renda. Todos apontaram  necessidade de fazer parceria com a iniciativa privada, com entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas, Fiec e Fecomércio.

O debatedor Roberto Cláudio inseriu no debate perguntas gravadas de servidores públicos e populares indagando aos pré-candidatos sobre a continuidade e ampliação de serviços públicos já existentes nas áreas de emprego, transporte, saúde, habitação, escola, etc.

Ao final, os pré-candidatos reforçaram a mensagem de que o fortalezense não deixasse haver retrocesso nas conquistas da gestão construída pelo prefeito Roberto Cláudio. Recados velados foram dados para a oposição que, segundo disseram, não tem experiência, promove o discurso do ódio e do denuncismo. A iniciativa da direção do PDT de promover os debates on-line foi elogiada por todos que bateram palmas em agradecimento aos dirigentes do partido.