Deputados convidam os eleitores a acompanharem suas “lives”. Foto: Reprodução/Facebook.

Impossibilitados de realizar encontros com grande contingente de pessoas, diversos pré-candidatos às eleições deste ano estão intensificando o uso das redes sociais para interagir com o eleitorado. Além dos pretensos postulantes ao pleito majoritário, aqueles que pretendem ser eleitos para o legislativo municipal também estão aderindo às ferramentas de interação com o público-alvo.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Fortaleza inovou o uso desse tipo de ferramenta e resolveu realizar a discussão sobre a cidade com os cinco pré-candidatos pedetistas, o que vem ocorrendo semanalmente. No fim do processo, aquele que atender aos principais requisitos das lideranças da legenda será o escolhido. Participam dos debates os deputados Idilvan Alencar, José Sarto, Salmito Filho e os ex-secretários Ferruccio Feitosa e Samuel Dias.

Na semana passada, o pré-candidato de oposição, Capitão Wagner (PROS), improvisou uma transmissão ao vivo, no mesmo horário em que os pedetistas realizavam seu debate. Para esta semana, o republicano deve realizar algumas ‘lives’ com temas diversos.

O pré-candidato do PROS iniciou a discussão sobre Saúde. Para esta terça-feira (18), o assunto é pacto pela infância, e na quarta (19), deverá discutir soluções para o combate aos maus-tratos e promover o bem-estar animal em Fortaleza. Na próxima segunda-feira (24), o assunto será igualdade e respeito para com as mulheres. Os encontros de Wagner acontecerão em dias distintos, por meio da plataforma Zoom e contarão com a participação de especialistas e convidados com expertise na área.

Luizianne Lins (PT), que também resolveu aderir à divulgação de suas ações, via transmissão ao vivo nas redes sociais, marcou para esta segunda-feira (17), a organização da comissão pró-setorial de Saúde do PT Fortaleza, com a participação de Alfredo Pessoa que faz parte da coordenação do programa de Governo da petista.

Nesta terça-feira (18), o debate será sobre políticas públicas para a juventude. Na semana passada, a pré-candidata realizou debate sobre educação que contou com a participação do pré-candidato em Caucaia, Elmano de Freitas (PT).

Lideranças

Aderindo a este tipo de ferramenta, o socialista Renato Roseno (PSOL) resolveu lançar, no sábado (15), sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza, através da plataforma Zoom. Ele também deve iniciar uma série de debates com a participação da população, a exemplo do que outros pretensos postulantes já vêm realizando.

O mesmo vem acontecendo com vereadores que pretendem disputar reeleição, bem como aqueles que pela primeira vez estão de olho em uma vaga no legislativo municipal. Deputados, que são lideranças políticas em determinadas regiões, estão fazendo o mesmo em diversos municípios, apresentando os nomes daqueles que devem ser a aposta para o pleito eleitoral deste ano.

Ministério Público

Os postulantes que estão aderindo a este meio de divulgação de suas pretensões políticas devem tomar cuidado, porém, com o exagero em suas participações bem como ficar atentos às regras da legislação eleitoral. Como o Blog do Edison Silva mostrou na semana passada, o Ministério Público Eleitoral no Ceará está atuando para entrar com representação com quem pratique qualquer tipo de irregularidade na pré-campanha, como o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, por exemplo.