Foto: Reprodução/Facebook.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), como mediador, deu maior dinamismo ao debate, pelas redes sociais, com os pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza.  O evento desta quarta-feira (19), cujo tema era “Prioridades de Fortaleza” descambou para discutir a relação entre Executivo e Poder Legislativo na próxima gestão.

Antônio Henrique escolheu dez perguntas feitas por vereadores, pré-candidatos a vereador do PDT e militantes do partido que foram dirigidas aos cinco pretendentes (Ferruccio Feitosa, Salmito Filho, Idilvan Alencar, José Sarto e Samuel Dias). Todos eles prometeram que, caso sejam eleitos, vão governar em parceria com a Câmara Municipal.

O presidente da Câmara disse que, dos 43 vereadores da Capital, 16 são filiados ao PDT. E o partido vai trabalhar este ano para continuar com a maior bancada no Parlamento, ou seja, eleger de 12 a 14 vereadores.

O pré-candidato Ferruccio Feitosa disse que quando foi secretário da PMF atendia os vereadores sem precisar agendar reunião. E caso seja eleito prefeito de Fortaleza o primeiro ato será uma reunião com a Mesa Diretora da Câmara para estabelecer um calendário conjunto de atividades.

Idilvan Alencar afirmou que não basta o prefeito ter respeito ao Parlamento. Ele prometeu fazer o Orçamento de 2022 ouvindo os vereadores para que a peça saia em consonância com a cidade. Salmito, que foi quatro vezes vereador da Capital, prometeu diálogo com os vereadores e ouvir os movimentos organizados e sociais. Samuel Dias disse que pretende governar com os vereadores e prometeu diálogo franco e honesto na construção das políticas públicas. Sarto, que também já foi vereador de Fortaleza, disse: “parabenizo vocês pela coragem de ser vereador“. Segundo ele, ser vereador é muito desafiador para o político.

Antônio Henrique apresentou dez perguntas gravadas feitas por membros de movimentos do partido, por vereadores e candidatos pedetistas.

Cristina Brasil. Foto: Reprodução/Facebook.

Samilla Marques Aires, do Movimento pela Diversidade, questionou sobre os 38 assassinatos de transsexuais este ano em Fortaleza; Cristina Brasil, da Ação da Mulher Trabalhista, perguntou sobre os feminicídios e a valorização da mulher; Roberto Viana, do Movimento Cultural Darcy Ribeiro, indagou sobre as políticas para o setor; Samuel Xavier, do Movimento Comunitário, perguntou sobre a política de habitação; Ulisses Vilar quis saber sobre a realização de concurso para os profissionais de nível médio na saúde; Wescley Teixeira, pré-candidato a vereador , abordou sobre a mobilidade urbana; o vereador Gardel Rolim sobre o espaço que o Terceiro Setor terá na gestão; vereador Dr. Eron, oftalmologista, tratou da realização, pós-pandemia, de mutirão para zerar a fila de cirurgias eletivas; vereador Iraguassú Filho peguntou sobre as políticas para atender à Primeira Infância.

No final o mediador, vereador Antônio Henrique, perguntou a cada debatedor qual a marca que eles gostariam de deixar, caso seja eleitos, nos quatro anos de gestão na Prefeitura de Fortaleza.