Raul Araújo atua há dez anos no STJ. Foto: Reprodução/ALECE.

Nesta terça-feira (01), às 18h30, será empossado no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dois novos integrantes que passarão a compor a Corte. Mauro Campbell será nomeado como novo ministro efetivo e Raul Araújo como novo ministro substituto. Ambos vão representar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na composição da cúpula da Justiça Eleitoral.

O ministro Raul Araújo ocupará a vaga, de ministro substituto, deixada por Campbell e participará das sessões de julgamento quando houver impossibilidade de outro representante do STJ compor o tribunal em determinadas ocasiões.

Raul Araújo nasceu em Fortaleza-CE e construiu sua carreira acadêmica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é ministro do STJ dez anos e, antes, atuou como promotor de justiça, procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE).

O ministro Mauro Campbell já faz parte do TSE como substituto desde 2018 e, agora, assume efetivamente a vaga deixada pelo ministro Og Fernandes em razão do término do biênio no final de agosto.

Observações

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos quais é o presidente da Corte. Outros dois ministros são designados pelo STJ, e um deles é escolhido pelo TSE para atuar como corregedor-geral Eleitoral. Completam o Tribunal dois juristas da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Fonte: site do TSE.