Marcos desistiu do cargo de vice-prefeito de Iguatu para assumir mandato parlamentar, e agora tenta retornar como prefeito do município. Foto: Reprodução/Facebook.

O deputado estadual Marcos Sobreira, do PDT, é o 13º  integrante da Assembleia Legislativa a se apresentar como pré-candidato a prefeito para as eleições deste ano nos municípios do Ceará. Além dele, outros 12 parlamentares da Casa demonstram interesse na disputa eleitoral municipal.

Em transmissão ao vivo, realizada na noite da última quarta-feira (26), o grupo político da família Sobreira lançou Marcos como pretenso postulante ao cargo majoritário no município de Iguatu. A mãe do parlamentar, a ex-deputada Mirian Sobreira, que deixou o PDT e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), visando postulação ao cargo de prefeita na cidade, desistiu da disputa.

A sigla petista, que faz parte do grupo político da família em Iguatu, deve apresentar o nome que vai disputar o cargo de vice-prefeito.

Marcos Sobreira, que foi vice-prefeito do Município até o início de 2019, deixou o cargo, quando já estava rompido com o prefeito para assumir mandato parlamentar e agora deve disputar as eleições com o atual prefeito, Ednaldo Lavor, do PSD, e possivelmente, com o também deputado estadual Agenor Neto (MDB), atualmente pré-candidato emedebista na cidade.

“Topei o desafio e me lanço como pré-candidato por acreditar que podemos fazer diferente do passado e do presente, conversando com as pessoas, tendo coragem de olhar no olho de cada iguatuense. Não poderia fugir a este chamado. Me senti honrado e de cabeça erguida, com vontade de debater propostas para um Iguatu melhor, mais justo e humano”, disse Marcos Sobreira.

Na Região do Cariri, o deputado Nelinho, do PSDB, tem se apresentado como pré-candidato tucano em Juazeiro do Norte. Já em Tauá, a deputada Patrícia Aguiar (PSD) tentará retornar ao posto que perdeu na disputa eleitoral de 2016.

Pré-candidatura

Os pré-candidatos a prefeito oriundos da Assembleia Legislativa, porém, estão concentrados em disputas na Região Metropolitana de Fortaleza. Bruno Gonçalves (PL) pretende concorrer ao cargo de prefeito de Aquiraz, tanto que já foi até multado devido à propaganda antecipada.

O deputado Nezinho Farias (PDT) anunciará neste sábado (29), conforme informou ao Blog do Edison Silva, sua pré-candidatura no Município de Horizonte, onde já foi gestor por três vezes.

Capital

No Município de Caucaia, os deputados Elmano de Freitas, do PT; e Vitor Valim (PROS) concorrem ao cargo de chefe do Executivo local. Em Maracanaú é Júlio César Filho (Cidadania) quem tentará, mais uma vez, conquistar a vaga de prefeito da cidade.

No entanto, é na Capital onde está a maior quantidade de pretensos candidatos atualmente deputados estaduais. São pré-candidatos a prefeito de Fortaleza os seguintes parlamentares: Heitor Férrer (SD), Renato Roseno (PSOL), Salmito Filho (PDT) e José Sarto (PDT). Estes dois  disputando uma vaga internamente no partido.