Vereadores ao lado do prefeito Roberto Cláudio em visita à Câmara Municipal. Foto: Miguel Martins.

Apesar de muitos nomes terem sido colocados na disputa para a Prefeitura de Fortaleza, o candidato apoiado pelo prefeito Roberto Cláudio deve ser aquele que terá o apoio do maior número de vereadores da Câmara Municipal. Pelo menos 28 parlamentares da atual Legislatura devem ficar do lado da candidatura governista, e o restante apoiará os demais pretensos postulantes apresentados até o momento.

As convenções partidárias que vão homologar os nomes dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo terão início no dia 31 de agosto próximo e seguirão até o dia 16 de setembro. Será nesse período que as candidaturas serão, de fato, oficializadas pelos partidos. Das diversas pretensões partidárias até aqui, algumas devem se associar a outras, o que reduzirá a quantidade de postulações.

Capitão Wagner (PROS) deve contar com o apoio de ao menos quatro vereadores da Casa. Na Câmara Municipal, Sargento Reginauro (PROS), Márcio Martins (PROS), Julierme Sena (PROS) e agora Priscila Costa (PSC) devem dar sustentação à pretensão do deputado federal à Prefeitura de Fortaleza.

Apesar de ser membro da base governista de Roberto Cláudio, Marcelo Lemos (PSL) tenderá a seguir as orientações de seu partido, que pretende lançar candidatura própria, mas também pode se alinhar com Wagner. Atuando de forma independente na Casa, a tendência é que Odécio Carneiro (SD) apoie uma eventual candidatura do deputado estadual Heitor Férrer (SD). Mas também existe a possibilidade de apoio a Capitão Wagner.

A deputada federal Luizianne Lins, caso mantenha sua candidatura até as convenções, tende a contar com apoio dos três vereadores petistas da Casa: Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Ronivaldo Maia. O trio foi o único que confirmou ao Blog do Edison Silva alinhamento com a parlamentar.

Os tucanos Plácido Filho e Jorge Pinheiro também estão alinhados com a base governista de Roberto Cláudio. Porém, podem apoiar uma eventual candidatura do PSDB ou se alinhar com um nome da base governista, a depender do posicionamento da direção estadual do partido, ainda indefinido. No entanto, Pinheiro afirmou que vai estar alinhado à candidatura do ex-deputado estadual Carlos Matos, atual pré-candidato da legenda.

Adail Júnior (PDT), Antônio Henrique (PDT), Bá (PP), Carlos Mesquita (PDT), Cláudia Gomes (DEM), Didi Mangueira (PDT), Dr. Eron (PDT), Dr. Porto (PDT), Dummar Ribeiro (PL), Elpídio Nogueira (PDT),  Emanuel Acrízio (PP),  Evaldo Costa (PDT), Frota Cavalcante (PSD), Gardel Rolim (PDT), Idalmir Feitosa (PL), Iraguassú Filho (PDT), John Monteiro (PDT), José Freire (PSD), Mairton Félix (PDT), Marília do Posto (PSB), Michel Lins (Cidadania), Paulo Martins (PDT), Raimundo Filho (PDT), Renan Colares (PDT) e Ziêr Férrer (PDT) fazem parte da base de Roberto Cláudio e devem seguir orientação do prefeito durante as eleições.

Base governista

A vereadora Libânia (PL) e o vereador Márcio Cruz (PSD) não vão tentar reeleição. Libânia passará por um impasse, já que seu grupo político, liderado pelo seu ex-marido Tomaz Holanda (PTC), vai apoiar Capitão Wagner. A parlamentar, porém, é aliada da atual gestão. Já Márcio Cruz estará alinhado com a candidatura governista, uma vez que sua esposa, Ana Paula Brandão (PDT), é candidata a vereadora, pela base governista.

O emedebista Casimiro Neto aguarda um posicionamento de sua legenda sobre candidatura própria ou apoio a um nome de outro partido. No entanto, tudo indica que ele tende a apoiar um o nome apresentado pela base governista. O vereador Evaldo Lima (PCdoB), apesar de seu partido ter lançado Professor Anízio Melo como pré-candidato, disse que trabalha por uma frente ampla que inclua PDT, PT, PCdoB e PSB, partidos de esquerda que apresentaram pré-candidaturas.

Esperança

“Estou trabalhando pela unidade contra o bolsonarismo. Uma frente ampla contra o atraso e a reação fundamentalista que coloca em risco as conquistas da cidade e a própria Democracia. Não perdi a esperança de unificar a candidatura. Estou esperando e trabalhando nesse sentido”, disse o parlamentar comunista. Segundo ele, tal unidade é difícil, mas torna-se necessária de se construir.

Líder do Governo Roberto Cláudio na Câmara de Fortaleza, Esio Feitosa (PSB) disse que vai apoiar uma candidatura formada pela chapa PDT e PSB. Vale lembrar que o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, é a aposta dos pessebistas para a disputa majoritária.

Frase

“Estou muito satisfeito com os cinco nomes que o PDT apresentou, e o candidato que sair dos debates me representa. Vamos lutar para que continue o trabalho realizado pelo melhor prefeito do Brasil, o prefeito Roberto Cláudio. E que o povo de Fortaleza saiba reconhecer o trabalho das duas gestões dele”Adail Júnior