Deputado informou que não tentará reeleição para o Legislativo estadual. Foto: ALECE.

Até então um dos principais defensores do governador Camilo Santana na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) demonstra ressentimentos com o Governo do Estado.

Durante sua participação na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (20), o parlamentar voltou a citar o processo de votação de alteração na previdência estadual, quando ele votou contra as orientações da gestão, rompendo com o chefe do Poder Executivo do Ceará.

Felipe foi um dos parlamentares a se pronunciarem no processo de suspensão do deputado estadual André Fernandes (Republicanos), e durante seu discurso se disse triste, assim como esteve durante a votação da Reforma Previdenciária do governador Camilo Santana.

O deputado, inclusive, disse que na ocasião decidiu que não tentaria reeleição para a Casa, o que voltou a reiterar nesta quinta-feira (20). “Não voltarei mais para esta Casa depois deste mandato. Este será o último, porque não vi justiça naquele momento, quando os servidores não chegaram nesta Casa. Não vi justiça colocar de 11% para 14% quem ganha de R$ 2 mil a R$ 6 mil”.

Dr. Carlos Felipe afirmou que esteve triste naquela ocasião e também estava neste momento da atual votação. Durante votação da reforma Previdenciária, no fim de 2019, Felipe foi o único governista a se posicionar contra a matéria. Ele votou junto com outros parlamentares de oposição.

Claramente, o parlamentar subiu à tribuna apenas para fazer o desabafo, uma vez que, apesar de criticar a pena contra André Fernandes, disse que iria votar a favor do projeto de Resolução para suspensão de 30 dias do mandato parlamentar do colega. “Não vou votar como o partido indicou, quero ser o bom juiz, o juiz justo. A dosimetria não foi correta”, disse.

Independente

Carlos Felipe tem atuado de forma independente na Casa Legislativa, mas perdeu espaços tanto no Governo do Estado quanto na Assembleia Legislativa. O parlamentar chegou a presidir a comissão de Seguridade e Saúde, mas perdeu a vaga para a deputada Silvana Oliveira (PL).

Ainda durante sua fala, Carlos Felipe citou o voto da deputada Augusta Brito (PCdoB), que no fim de 2019, foi favorável ao projeto do Governo do Estado de reforma da Previdência, indo de encontro ao que determinou seu partido, o PCdoB. Hoje, Augusta atua como líder do Governo na Casa Legislativa, enquanto que Felipe, seu colega de legenda, se mantém como parlamentar independente.