Luizianne Lins e Capitão Wagner realizaram transmissões ao vivo, pelas redes sociais, na noite de quinta-feira (13). Foto: Reprodução/Facebook.

Os cinco pré-candidatos do PDT a prefeito de Fortaleza realizaram, na noite de quinta-feira (13), mais uma rodada de conversa sobre as principais propostas do grupo para a cidade. No mesmo horário, opositores da gestão do prefeito Roberto Cláudio também resolveram fazer suas transmissões ao vivo, tratando sobre temas diversos para o Município e com críticas pontuais à administração pública.

Os pretensos postulantes pedetistas debateram sobre Cidadania, Proteção e Segurança no Município com a pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro, Martha Rocha, do PDT e com o vice-prefeito, Moroni Torgan, que sempre atuou na área de Segurança Pública.

Praticamente no mesmo horário, a deputada federal Luizianne Lins, pré-candidata à prefeita de Fortaleza pelo PT, realizou o segundo encontro do programa de governo popular e participativo, com a presença do deputado estadual Elmano de Freitas (PT), que é pré-candidato à Prefeitura de Caucaia.

Outro que resolveu aderir às lives na quinta-feira foi o deputado federal Capitão Wagner (PROS), também pré-candidato a prefeito da Capital. Nos últimos debates feitos pelos pedetistas, o parlamentar passou a ser referenciado por alguns postulantes da base governista, e resolveu atuar no mesmo horário que eles.

Em transmissão ao vivo, o republicano se limitou a fazer diversas críticas ao prefeito Roberto Cláudio, bem como aos irmãos Ciro e Cid Gomes, principais lideranças da base governista no Estado.

Na live, Capitão Wagner voltou a cobrar respostas para um áudio vazado em que o deputado estadual Bruno Gonçalves, do PL, estaria negociando a “venda” de partido político para beneficiar a reeleição da sua mãe, a vereadora Marta Gonçalves (PL).

Na transmissão ao vivo do Partido dos Trabalhadores, coube a Elmano de Freitas fazer algumas críticas na área de Educação. Segundo ele, percebeu-se nos últimos anos uma queda na qualidade da alimentação e do fardamento das crianças das escolas públicas de Fortaleza. Segundo disse, a cidade agora tem novos desafios e Luizianne Lins estaria mais preparada para enfrentá-los.

“Nós sabemos como o transporte é inclusivo, portanto não ter um transporte escolar de qualidade na nossa rede é inaceitável”, disse. Elmano apontou como desafios, hoje, para a gestão da educação, a construção de mais creches patrimoniais. “Atualmente, 40% da rede infantil de fortaleza é terceirizada”, disse. Valorização do piso de professores, capacitação profissional e inclusão digital também foram desafios citados pelo deputado.

Pré-candidatos do PDT debateram sobre segurança. Foto: Reprodução/Facebook.

Professores

O presidente da executiva municipal do PT, o vereador Guilherme Sampaio, por sua vez, lembrou que a ex-prefeita instituiu o Fundo Municipal de Educação, plano de carreira, novas creches, beneficiou professores temporários e aumentou a qualidade da alimentação e fardamento dos alunos.

Luizianne, por sua vez, mais comedida, fez um balanço de sua gestão à frente da Prefeitura, e destacou alguns feitos como a estruturação da educação infantil, com a reabertura das creches que estavam fechadas; escola em tempo integral para 10 mil crianças; valorização dos profissionais do magistério com incorporação dos aditivos; concurso público; merenda de qualidade; transporte escolar e fardamento completo.

Educação

“Não era favor, é um direito. Nós temos a maior rede de ensino do Nordeste, com mais de 220 mil alunos. A educação é do presente, do passado e do futuro. E nós tínhamos uma rede de conselhos escolares, onde fazíamos reuniões com até 1.500 pessoas”, disse.

Segundo Luizianne, muito do que foi implementado em sua gestão foi perdido com o tempo, e por isso seria necessário retomar tais realizações. “Estamos discutindo quem vai cuidar do povo no pós-pandemia. E não tem ninguém melhor do que nós para cuidar das pessoas”, declarou.