Esio Feitosa (ao centro) conversa com os opositores Márcio Martins e Larissa Gaspar. Foto: Miguel Martins/BlogdoEdisonSilva.

Com o período eleitoral se aproximando, o clima entre os 43 vereadores de Fortaleza vai ficando cada vez mais acirrado, seja entre governistas e opositores, seja entre os próprios aliados da gestão. Elo entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, o líder do Governo na Casa, o vereador Esio Feitosa (PDT), acredita que até o dia 15 de novembro, quando haverá o primeiro turno de votação para prefeitos e os vereadores, os atritos entre os parlamentares devem se intensificar.

Ele, porém, destaca que é importante que seus pares, principalmente, aqueles que fazem parte da base aliada do prefeito Roberto Cláudio, evitem levar ao Plenário Fausto Arruda as discussões criadas no calor do clima eleitoral, o que vai ser difícil de ser seguido. Além de enfrentar a pequena, mas barulhenta oposição ao Governo, Feitosa também precisa lidar com alguns descontentamentos da base, que vez por outra são levados à tribuna da Casa.

No entanto, diante da base aliada de ao menos 36 integrantes, o parlamentar afirma ser natural que haja uma tensão eleitoral, visto que praticamente quase todos os quadros da Casa devem disputar reeleição para um novo mandato. Com exceção dos aliados Libânia (PL) e Márcio Cruz (PSD), todos os demais 41 vereadores disputarão eleições neste ano em Fortaleza.

“É natural que haja tensão eleitoral, porque praticamente todos nós estaremos concorrendo a um novo mandato. Espero que o clima eleitoral não invada o plenário da Casa e que as coisas sejam mantidas com foco na boa convivência entre nós”, disse o líder do Governo.

Apesar da robusta bancada aliada do Governo na Câmara de Fortaleza, poucos são os vereadores que fazem defesa da gestão quando de disputa com a oposição. Além de Feitosa, somente Adail Júnior (PDT) e Eron Moreira (PDT) se posicionam, com mais frequência, contra os ataques dos oposicionistas.

Quanto as ações da bancada oposicionista, Feitosa afirmou que espera um debate de alto nível durante o período eleitoral, uma vez que, de acordo com ele, a cidade de Fortaleza clama por uma discussão mais propositiva. No entanto, ele afirmou que na atual legislatura, os vereadores da oposição filiados ao PROS tentaram desconstruir todas as ações realizadas pelo Governo.

Notícias falsas

O vereador, porém, destacou o modo diferenciado de atuação da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que faz oposição ao prefeito Roberto Cláudio desde o início da sua primeira gestão, em 2013. Os petistas têm evitado ir para o confronto direto com a base governista, principalmente, durante o período da pandemia do novo coronavírus.

“Temos presenciado com tristeza que alguns atores da oposição estão utilizando as redes sociais para disseminar informações distorcidas, até notícias falsas. Esperamos que nossos colegas façam oposição sem baixaria”, defendeu Esio Feitosa.