O vereador Idalmir Feitosa (PSD) apresentou projeto de Lei que cria o “Dia Municipal do Filho e da Filha”. Foto: CMFor.

Em ano de eleição, e visando se aproximar cada vez mais de determinadas categorias, vereadores de Fortaleza propuseram, ao longo de 2020, a instituição de diversas datas comemorativas. Esse tipo de propositura tem como único objetivo aproximar os parlamentares de um público-alvo, que se sente prestigiado com tal medida.

Algumas das propostas, por exemplo, visam reconhecer algumas profissões, setores da sociedade ou até homenagear determinada acontecimento na cidade.

Na semana passada, o prefeito Roberto Cláudio sancionou dois projetos desse tipo aprovados pela Câmara: um instituindo o “Dia do Maestro” e o outro sobre a inclusão do evento “Natal de Todos“, no calendário oficial do Município, o que deve se realizar todo mês de dezembro.

O vereador Idalmir Feitosa (PSD) apresentou, recentemente, projeto de Lei que cria o “Dia Municipal do Filho e da Filha”.

O petista Ronivaldo, por sua vez, quer criar o “Dia do Designer de Interiores e Ambientes de Fortaleza”. Já o “Dia do Turismo da cidade” é de autoria de Márcio Martins (PROS).

São muitas as profissões homenageadas pelos vereadores com a instituição de determinada data comemorativa no calendário oficial da cidade. Benigno Júnior (PP), por exemplo, quer instituir o “Dia Municipal das Assessorias Esportivas”.

Jorge Pinheiro (PSDB) é bem mais específico e defende a criação do “Dia do Professor Universitário de Direito e do Ensino Jurídico de Fortaleza”, que deve ser celebrado anualmente em 21 de fevereiro. Também de sua autoria, outra proposta cria o “Dia Municipal da Cultura”, a ser celebrado em 10 de maio. Pinheiro quer instituir ainda o “Dia Municipal do Método de Ovulação Billings”, a ser celebrado dia 1º de abril.

Guilherme Sampaio (PT) apresentou proposta criando o “Dia Municipal do Bibliotecário”, enquanto que Evaldo Lima (PCdoB) quer homenagear o médico emergencista no dia 15 de outubro, data em que ocorreu a tragédia do Edifício Andréa.

Os suplentes também querem deixar sua marca quando da passagem pelo legislativo municipal. Como têm pouco tempo para atuar na Casa, uma das opções é apresentar projetos que versam sobre datas comemorativas. Foi o que Kátia Rodrigues fez. Apresentou três projetos de Lei incluindo no calendário de eventos de Fortaleza, mas as propostas não foram aprovadas.

“Oração da Madrugada”

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), quer criar o “Dia do Garçom e da Garçonete”, a ser comemorado a cada 11 de agosto.

O líder do Governo, Esio Feitosa, apresentou projeto criando o “Dia do Demolay”, entidade maçônica.

O líder da oposição, Márcio Martins, por sua vez, quer instituir o “Dia do Empresário Municipal”, e a vereadora “Bá”, defende o 19 de março como data oficial para as comemorações do aniversário de “Instituição do Bairro Parque São José”.

As datas com cunho religioso também fazem parte das propostas dos vereadores de Fortaleza. A vereadora Priscila Costa (PSC), por exemplo, quer criar o “Dia da Oração da Madrugada”, proposta essa já aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, e de autoria da deputada estadual Érika Armorim (PSD).

Covid-19

Já Frota Cavalcante (PSD) é autor do projeto que inclui no calendário oficial de Fortaleza o “Dia Municipal do Católico” a ser comemorado anualmente no dia 19 de março. O irmão dele, o deputado Walter Cavalcante (MDB), já conseguiu aprovar proposta idêntica no Legislativo cearense, abrangendo todo o Estado.

Outro projeto de Frota Cavalcante institui o “Dia Municipal em Memória aos Cidadãos que faleceram em virtude da Covid-19”. A vereadora Larissa Gaspar (PT), por sua vez, defende a criação da Dia e Semana Municipal de Conscientização do Transtorno Bipolar, além do “Dia Municipal do Brincar”, a ser comemorado anualmente em 28 de maio.