Luizianne Lins indaga a quem interessa a superprodução do remédio. Foto: Agência Câmara/Arquivo.

A deputada federal Luizianne Lins (PT) assinou o requerimento do deputado Rogério Correia (PT-MG) para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que visa investigar a suposta superprodução de cloroquina, como parte do enfrentamento ao coronavírus no Brasil; bem como a distribuição e os custos da fabricação desse medicamento.

Segundo Luizianne, um dos pontos que justificam a instalação da CPI é que não há evidência científica de que a cloroquina é eficaz no tratamento da Covid-19. “A quem interessa essa superprodução de um remédio que não tem comprovação científica para tratar a Covid-19? Aprova já CPI da Cloroquina na Câmara. É urgente investigar por que Bolsonaro virou garoto propaganda do remédio e superprodução do medicamento no laboratório do Exército”, afirma a deputada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já anunciou a retirada da hidroxicloroquina de seus testes contra a doença. Ainda assim, o presidente Jair Bolsonaro segue fazendo propaganda do medicamento, diversas vezes exibido por ele durante transmissões nas redes sociais, ou mesmo em eventos abertos ao público.

O Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército produziu cerca de três milhões de comprimidos de cloroquina 150 mg.