Nos últimos quatro meses, o principal tema dos projetos da Casa foi o novo coronavírus. Foto: Divulgação.

Depois de meses sendo o principal assunto de debates e de projetos apresentados na Câmara Municipal de Fortaleza, o novo coronavírus tem ficado em segundo plano nas pautas dos vereadores do Legislativo da Capital cearense. De olho nas eleições deste ano, os parlamentares agora estão focando em propostas que beneficiam determinadas categorias ou comunidades da cidade.

Durante os últimos quatro meses, quando a cidade passava por isolamento social mais rígido, a Câmara de Fortaleza se esforçou para aprovar projetos de origem do Executivo que tratavam de medidas de combate aos efeitos da Covid-19 na vida dos cidadãos. Assim também o foi com as matérias dos vereadores, que em quase sua totalidade, versavam sobre esse tema.

No entanto, com o abrandamento das medidas de isolamento por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, os parlamentares passaram a focar em matérias mais gerais, visando, claro, atingir o eleitorado. A proposta mais recente registrada no portal da Câmara é de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), e dispõe sobre a implantação do “Programa Parada Segura de Ônibus” com proteção de sol, acessibilidade, luz, segurança e acesso à Internet.

Apesar de essa ser uma proposta geral, outras são bem mais específicas. O vereador Dummar Ribeiro (PL), por exemplo, quer construir uma Mini Areninha no bairro Jardim das Oliveiras. Já Márcio Cruz (PSD), apresentou diversos projetos de Indicação que dispõem sobre a pavimentação asfáltica de ruas de diversos bairros de Fortaleza onde tem atuação parlamentar.

Propostas

Frota Cavalcante (PSD) vai na mesma linha e apresentou proposta para pavimentação asfáltica no bairro Vila Velha, região onde tem maior votação na cidade. Casimiro Neto (MDB), também apresentou projetos visando melhorias nas áreas em que atua, e quer que seja instalada no bairro Granja Portugal uma estação do Programa Bicicletar, da Prefeitura de Fortaleza. A vereadora Bá quer o mesmo, só que no Conjunto Esperança.

Evaldo Lima também apresentou seis projetos de Indicação autorizando o Executivo a construir Centros de Educação Infantil nos bairros Ayrton Senna, José Walter, Edson Queiroz, Papicu, Barroso e Guajeru. O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), também quer instalar estações do Bicicletar no Conjunto Esperança, Mondubim e Aracapé. Emanuel Acrízio (PP) defende  construção de uma Mini Areninha em uma rua de seu bairro, o Conjunto Ceará.

Covid-19

Os últimos projetos que versam sobre a pandemia de coronavírus foram apresentados há cerca de duas semanas. Um de autoria do vereador Sargento Reginauro (PROS) estabelece procedimento virtual de informações e acolhimento dos familiares de pessoas internadas com doenças infectocontagiosas durante endemias, epidemias ou pandemias, em hospitais públicos ou de campanha em Fortaleza.

Outro, de Evaldo Costa (PDT), cria o Programa Emergencial de Coleta Domiciliar de Exames para Covid-19 em idosos de baixa renda. As duas matérias foram protocoladas no Departamento Legislativo da Câmara Municipal de Fortaleza no dia 23 de julho passado.