Principais lideranças do partido participaram de um seminário virtual para filiados. Foto: Reprodução/Facebook.

O Partido Social Democrata (PSD) no Ceará realizou, na manhã desta sexta-feira (07), um seminário virtual onde apresentou as metas da agremiação para o pleito eleitoral deste ano. O partido tem, até o momento, 116 pré-candidaturas a prefeito, e de acordo com o presidente da sigla no estado, o conselheiro em disponibilidade e ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, o objetivo é ampliar em 30% o número de eleitos em novembro. O partido também pretende fortalecer a eleição de quadros para as câmaras municipais.

O seminário virtual, que reuniu diversos pré-candidatos a prefeito e vereador em todo o Estado, contou com as presenças das principais lideranças da agremiação.

Atualmente com 36 prefeitos municipais, a legenda conta com 116 pré-candidaturas nos municípios, e acredita poder eleger até 30% a mais do número de gestores em todo o Ceará. Apesar de ter Caucaia, com Naumi Amorim; e Tauá, com Patrícia Aguiar, como candidaturas emblemáticas neste ano, o partido deve investir em postulações em outras cidades importantes.

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, é o segundo maior colégio eleitoral do Estado, enquanto que Tauá é a terra natal dos principais líderes da agremiação. O PSD terá candidaturas próprias em Iguatu, Quixadá, Morada Nova, Maranguape, Aquiraz, Eusébio, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Tianguá, Icó, Jijoca de Jericoacoara, Icapuí, Beberibe, Aracati, dentre outros.

Segundo Domingos, os 116 candidatos a prefeito poderão favorecer muito às eleições em municípios com menos chances de eleição proporcional, a de vereadores. “Ele puxa a animação, estimula a candidatura a vereador e amplia as vezes uma vaga só com o voto de legenda”, apontou.

“O partido quando disputa a candidatura majoritária tem expectativa real de poder. O poder está melhor desenhado no poder de execução. Além de uma participação maior de candidatos a prefeito, queremos trabalhar com chapas cheias”, disse o dirigente.

Atualmente, o partido é o segundo com maior número de prefeitos, 36, atrás apenas do PDT, que possui 61 gestores em todo o Estado. Em seguida vem o MDB com 18, e o PT com 14. “Queremos ampliar o número de prefeitos em 30%, o que dá quase 50. Vamos lançar também 32 candidatos a vice-prefeito, e temos o maior número de parcerias com o PDT”, disse Domingos Filho.

Coligação

Além de Domingos Filho, participaram do seminário virtual o deputado federal Domingos Neto, seu filho, e a deputada estadual Patrícia Aguiar, esposa. Também esteve no encontro a deputada Érika Amorim, esposa do prefeito Naumi Amorim, que tenta reeleição neste ano em Caucaia.

No encontro, o partido discutiu com todos os seus membros, em todas as regiões do Estado, a estratégia eleitoral para disputa sem coligação proporcional. Segundo Domingos Filho, cerca de 1.300 pessoas participaram do encontro, que aconteceu de forma fechada, apenas para filiados.