Vice-presidente nacional do PDT participou do Broadcast do Estadão. Foto: Ascom/PDT.

O ex-ministro Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, discorreu sobre as alianças entre partidos progressistas que, além de fazerem oposição ao governo Bolsonaro, constroem um novo caminho na política nacional.

A fala de Ciro foi durante entrevista ao programa Broadcast do Estadão, dia (06). O bloco formado por PDT, PSB, PV e Rede no Congresso Nacional tem sido coesos nos pedidos de impeachment e na montagem das alianças para eleições municipais deste ano. Ciro deixa de fora o PT.

A declaração de Ciro Gomes se deu depois de questionado sobre quais as possibilidades para as próximas eleições presidenciais em 2022. Ciro acredita que o desgaste tirará Bolsonaro do pleito e a elite brasileira apoiará outro nome para “reciclar seu ideário”.

Já no campo da esquerda, quem é capaz de levantar o debate coerente acerca da reconstrução nacional, segundo ele, é o grupo formado pelos quatro partidos progressistas.

“Estamos atuando juntos no Congresso, na luta brasileira, e estamos alinhavando alianças na questão municipal”, disse Ciro sobre a união entre PDT, PSB, PV e Rede.

Em fevereiro deste ano, as quatro agremiações fecharam acordo de apoio mútuo para as eleições municipais. Em São Paulo, por exemplo, o candidato a prefeito, Márcio França (PSB), tem apoio dos trabalhistas.

Em construção e em crescimento, a união entre os quatro partidos busca novos integrantes. “Nós achamos que essa nossa aliança precisa se alargar ao centro. Estamos mandando recado o tempo inteiro para esse centro político […] Estamos em um diálogo completamente transparente com o DEM, em Salvador e em São Luiz, e ao mesmo tempo estamos dialogando com o PSOL, em Florianópolis e em Belém”, revelou Ciro.

O vice-presidente do PDT falou ainda sobre a crise financeira nacional, a regressão industrial no país e atacou a elite financeira e os bancos. Esses assuntos, lembrou Ciro, são tratados em seu livro “Projeto Nacional: O dever da esperança”, que apresenta alternativas para a realidade política brasileira.

Fonte: site do PDT/Nacional.