Élcio, Anízio e Alexandre Pereira se somam aos pedetistas e opositores com o objetivo de conquistar o público das redes sociais. Foto: Reprodução/Facebook.

Os pré-candidatos do PSB, Élcio Batista; PCdoB, Anízio Melo, e do Cidadania, Alexandre Pereira, resolveram realizar uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para se apresentar como pretensos postulantes ao cargo de prefeito de Fortaleza. No primeiro encontro, realizado na noite de segunda-feira (24), o trio discutir os temas negócios, emprego e renda.

Os debates, segundo informou Élcio Batista, devem acontecer até o início do período das convenções partidárias municipais deste ano, na próxima segunda-feira, 31 de agosto, até o dia 16 de setembro, segundo o Calendário Eleitoral instituído pelo TSE, em razão da pandemia.

Tanto Élcio quanto Alexandre Pereira já participaram, como convidados, de discussão com os cinco pré-candidatos pedetistas (Idilvan, Ferruccio, Salmito, Sarto e Samuel) nas “lives” que o PDT vem realizando desde o mês passado.

Os três personagens são pré-candidatos de partidos aliados da gestão do prefeito Roberto Cláudio, e dão sustentação à sua administração na Capital cearense.

Nas últimas semanas, além do PDT, pretensos postulantes de oposição, a exemplo do que foi feito por Luizianne Lins, Capitão Wagner e Renato Roseno, também resolveram realizar atividades focando o público das redes sociais.

Como a tendência natural é que as lideranças do grupo governista indiquem um nome do PDT à cabeça de chapa, principalmente, entre os cinco que estão debatendo a cidade já há algumas semanas, Élcio, Alexandre e Anízio tentam se impor como potenciais escolhas da base aliada para uma candidatura a vice-prefeito de Fortaleza.

Em sua participação no debate de segunda-feira (24), Alexandre Pereira destacou que o próximo prefeito terá muita dificuldade para retomar a economia local, principalmente, por conta do período de pandemia que parou as principais atividades econômicas de Fortaleza. Já Anízio Melo apontou que o novo coronavírus apenas agravou aquilo que já vinha ocorrendo há algum tempo, devido a desigualdade histórica existente na Capital.

“Precisamos de uma maior intervenção de políticas públicas para gerar renda, emprego, educação e segurança. Cada vez mais eu vejo a necessidade do Estado intervindo para diminuir e erradicar essa desigualdade que não deve ser algo que consideremos normal”, disse Anízio em sua participação.

Élcio, por sua vez, destacou que haverá endividamento das pessoas e aumento da pobreza em Fortaleza. “O Poder Público terá um papel fundamental, seja em aliança no setor privado, seja fazendo investimentos para que possamos gerar novos negócios. Obviamente, isso vai gerar emprego ou manter emprego”.

Para Anízio Melo, o modelo de desenvolvimento para Fortaleza deve se centrar em esforços para geração de emprego e renda, visando também articular isso com a educação, lazer e atividades sociais. “Esse modelo só acontece com interação direta do Município arbitrando diretamente os caminhos”, disse o pré-candidato comunista destacando que somente 10 dos mais de 100 bairros da cidade concentram os melhores índices sociais e econômicos.

Dívida

Alexandre Pereira, por sua vez, defendeu em primeiro lugar o fortalecimento da atividade econômica, em especial dos micro e pequenos empresários. “Tem dinheiro para criar um fundo garantidor para esses microempreendedores. O Ciro quando foi candidato em 2018, colocou que muitos dos brasileiros endividados têm em média uma dívida de R$ 4 mil. Muito disso não foi pago por conta dos juros. A gente também tem que pensar o fortalecimento da economia do bairro”.

Educação

Os três destacaram a necessidade de quebrar uma polarização, destacando que estão no bloco que defende a democracia. “Nós queremos que esse debate flua, que demonstre que a frente tem que se construir e ir para frente”, destacou Anízio Melo.

Alexandre Pereira lembrou também das desigualdades em Fortaleza, apesar dos investimentos feitos. “Continuamos tão desiguais como éramos em 2012 e precisamos melhorar bastante isso”, disse.

O próximo evento do grupo vai acontecer no dia 31 de agosto, às 19 horas, quando debaterá sobre o tema Educação e Tecnologia. Enquanto Élcio e Anízio discutem os temas, Alexandre Pereira fará a mediação.