Iraguassú Filho acredita que PDT elegerá entre 11 e 13 vereadores neste ano. Foto: CMFor.

O líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Iraguassú Filho, acredita que até quatro vereadores da legenda na atual Legislatura não consigam o êxito da reeleição no pleito deste ano. De acordo com o parlamentar, a agremiação, atualmente com 16 pedetistas, deverá eleger entre 11 e 13 parlamentares.

Em 2016, o PDT elegeu 11 vereadores em Fortaleza, sete deles entre os 10 mais bem votados. Desde o ano passado até a abertura da “janela partidária” em abril deste ano, outros cinco parlamentares ingressaram na legenda, que passou a ter 16 assentos na Casa, quase 40% do total de vagas do Legislativo da Capital cearense.

No entanto, como o Blog do Edison Silva mostrou, alguns deles têm demonstrado receio com o pleito que se aproxima, visto o potencial de votos de outros pedetistas oriundos do Poder Executivo. Segundo Iraguassú, a “angústia e preocupação é de todos”, visto as mudanças para o pleito deste ano, bem como a questão da pandemia de coronavírus, que impedirá a realização de muitos eventos.

Após fazerem cálculos, alguns pedetistas estão com receio de não ser reeleitos para a Câmara de Fortaleza

Ele destacou, porém, que alguns quadros do PDT podem surpreender, a exemplo do que ocorreu, por exemplo, com o vereador Márcio Cruz. Em 2012, Cruz foi eleito com pouco mais de 3 mil votos, se beneficiando dos sufrágios de Capitão Wagner, à época o parlamentar municipal mais bem votado. Quatro anos depois, o vereador quase triplicou a quantidade de votos.

“O Raimundo Filho, o Gardel, o Dr. Porto podem tirar uns 10 mil votos, tudo pode acontecer. Aliás, quanto mais votos a Ana Paula, o Júlio, o Mosiah e os outros tiverem, mais a gente vai eleger gente”, disse Iraguassú.

Nos bastidores da Casa fala-se que o PDT pode eleger até 11 vereadores no pleito deste ano.

No entanto, o líder da legenda acredita que o partido possa conquistar entre 11 e 13 vagas, que seria a perspectiva real. “Termos até 11 vagas é uma perspectiva mais pé no chão. De 12 ou 13 é algo que acredito ser mais viável. A gente avalia que todo mundo tem chances”.

Eleitos

Acontece que atualmente, na Câmara Municipal de Fortaleza, o PDT possui 16 cadeiras, com pretensos postulantes com potencial de eleição oriundos do Poder Executivo. Ao menos cinco deles têm capacidade de conquistar votos suficientes para ser eleitos, conforme cálculos feitos pelos próprios pedetistas.

Apesar do discurso otimista, Iraguassú Filho confessa que até quatro nomes do PDT não devem ser reeleitos no pleito deste ano. “Eu aprendi que voto não congela, acho que todo mundo tem chance. Mas a gente sabe que não vai ter vaga para todos serem reeleitos. Vão ficar de fora uns três ou quatro. É provável que uma das vagas seja do Lúcio Bruno”, apontou.

“Invasão”

Em 2016, o PDT contava com 14 nomes na Câmara Municipal de Fortaleza. Desses, somente nove foram reeleitos. “A gente quer fazer uma bancada grande e boa, e com certeza muitos serão reeleitos”, defendeu. Ele também se posicionou sobre a reclamação de alguns de seus pares quanto a “invasão” de redutos eleitorais por parte de pretensos candidatos ao Legislativo da Capital cearense.

O parlamentar destacou que “a cidade está livre para todo mundo disputar seu mandato. Não me deixo levar por essas coisas. Não vejo essa perspectiva de conflito, mas toda eleição tem essa discussão”.

“Em 2018 deputados reclamavam que tinha gente invadindo seus municípios. Se os deputados, que têm uma área geográfica maior para trabalhar, imagine o vereador. No meu caso sou votado em todos os bairros. Então quando eu chegar em bairro tal, vão dizer que é de um determinado colega?” – (Iraguassú Filho)