Debate de Luizianne teve início às 19h15. No mesmo momento, pedetistas estavam debatendo sobre saneamento e habitação. Foto: Reprodução/Facebook.

Assim como o PDT de Fortaleza vem fazendo há algumas semanas com seus pré-candidatos a prefeito de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT), também pretensa candidata ao Paço Municipal, iniciou nesta quinta-feira (06), uma série de debates sobre as principais áreas da cidade.

No primeiro encontro, a parlamentar recebeu os ex-ministros da Saúde, Humberto Costa e Alexandre Padilha, para discutirem o tema saúde.

O ex-secretário da Saúde da gestão passada de Luizianne Lins, o médico Alexandre Mont’Alverne também participou do debate que faz parte do Programa de Governo Popular Participativo” que a pré-candidata pretende adotar até a campanha eleitoral deste ano. Com essa iniciativa, a petista demonstra o real interesse de se apresentar como candidata do Partido dos Trabalhadores.

Apesar dos recentes flertes que partiram de Cid e Ciro Gomes, Luizianne tem buscado se fortalecer, internamente, a pretensa candidatura para o pleito deste ano. Recentemente, Ciro afirmou que irá apoiar a candidatura do petista Elmano de Freitas em Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O petista é afilhado político da deputada federal, e já disputou a Prefeitura da Capital cearense, em 2012, e foi candidato a vice-prefeito em 2016, tendo Lins na cabeça de chapa.

“Vamos realizar um debate sério e honesto. Porque todo mundo fala que saúde é importante, que educação é importante. Mas quando assumem, eles esquecem esse compromisso, principalmente, quando a gente está enfrentando uma pandemia”, disse Luizianne durante abertura do debate.

A “Live” do debate de Luizianne Lins aconteceu ao mesmo tempo em que os cinco pré-candidatos do PDT participavam de diálogo com o presidente nacional da agremiação, Carlos Lupi. Enquanto a petista discutia sobre saúde, os pedetistas debatiam habitação, saneamento e infraestrutura.

O médico Alexandre Mont’Alverne, em sua participação, fez críticas ao que ele chamou de “desmonte” dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPs, bem como outras políticas integrativas que não tiveram apoio da atual gestão. Segundo ele, a implantação das Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs foram ações implementadas pelo Governo Federal do Partido dos Trabalhadores.