Para o presidente da Assembleia Legislativa, os deputados precisam respeitar a sociedade cearense. Foto: ALECE.

Três pronunciamentos, nesta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa cearense, nos momentos finais da sessão que puniu o deputado estadual André Fernandes (Republicanos) com a suspensão de 30 dias do exercício do mandato parlamentar, serviram para mostrar a indignação dos respectivos parlamentares com o clima beligerante atualmente existente naquela Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), fez o pronunciamento mais forte. Ele chegou a dizer que, enquanto ele for presidente, o Legislativo não será transformado em “casa de mãe Joana”. O Parlamento, foi enfático o presidente, merece respeito. Os deputados precisam respeitar a sociedade que acompanha os seus trabalhos. Os que quiserem brigar que deixem o plenário e vão para o meio da rua, para os botecos. Ele reiterou o pedido de bom senso nos debates e cumprimento do Código de Ética e Regimento Interno da Casa, defendendo o respeito às divergências.

“O Parlamento não é lugar de trocar ofensas pessoais. O Parlamento exige de nós comportamento. Esse comportamento é o contrato que nós temos, que é o Código de Ética, o Regimento da Casa. E creio que ninguém pode exorbitar nesse sentido”, afirmou o presidente, enfatizando que as regras devem ser seguidas por todos.

De acordo com Sarto, é bom que haja divergências na Assembleia. “Enquanto eu presidi-la, vamos exigir respeito, principalmente para quem nos escuta, nos assiste”, reforçou, acrescentando que a população cobra maturidade, compromisso com projeto político e coerência de seus representantes.

O pronunciamento dos deputados Elmano de Freitas e Renato Roseno, também foram na direção do respeito que os deputados devem ter ao Parlamento, suas normas e à convivência com os colegas. As prerrogativas parlamentares não podem ser extrapoladas. Quem desrespeitar as normas de funcionamento do Legislativo precisam ser punidos. E a punição de André Fernandes, ao contrário do que alguns afirmavam, não tinha nenhuma correlação com o seu comportamento oposicionista.

Roseno fez questão de ressaltar a oposição que faz ao grupo governista do Estado, nominando o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e os irmãos Cid e Ciro Gomes. Todos podem fazer ou não oposição, mas as questões ali tratadas devem estar restritas ao campo da política, nunca no pessoal.