Cláudia Gomes tem usado as redes sociais para falar da importância do isolamento social. Foto: Reprodução/Facebook.

Está tramitando na Câmara Municipal de Fortaleza dede maio passado, um projeto de Lei de autoria da vereadora Cláudia Gomes (DEM), que institui a Campanha sobre a conscientização do uso obrigatório e correto de máscaras durante o período de pandemia do novo coronavírus. A parlamentar, que atua na área de saúde, destaca a importância da urgência de implementação da prática, que segundo ela, visa salvar vidas de uma maneira mais simples.

A medida, segundo disse, também pode evitar que hospitais fiquem lotados de pacientes acometidos da Covid-19. A matéria está tramitando na Casa há quase dois meses, mas ainda não teve prosseguimento nas comissões temáticas.

Cláudia Gomes defende a necessidade de urgência de aprovação do texto e implementação da campanha por parte da Prefeitura de Fortaleza, uma vez que muitas pessoas fazem o uso errado de máscaras, o que segundo Gomes passa a ser um fator a mais para a transmissão da doença.

Medidas

“As pessoas estão adoecendo porque não têm orientação suficiente para sua proteção. Precisa ser entendido o uso e o porquê da necessidade de cada um”, disse a parlamentar. Segundo ela, a máscara é fundamental para a proteção, mas se utilizada incorretamente, “é fator de contaminação”.

A Campanha Municipal sobre a conscientização do uso obrigatório seria realizada pela Prefeitura de Fortaleza, e teria como objetivo conter o avanço da pandemia no Município, conscientizar a população, orientando sobre o uso correto das máscaras, bem como estimular a adoção de outras medidas preventivas, como higienizar mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca, utilizar lenço descartável para higiene nasal, além de evitar aglomerações.

Conscientizar

“É fundamental conscientizar e ensinar a população a usar obrigatoriamente a máscara da forma correta. Apesar da obrigatoriedade do uso de máscaras na pandemia, é necessário também conscientizar a população de que nenhuma máscara substitui o isolamento social ou quaisquer outras medidas preventivas”, justifica Cláudia Gomes.

Outro projeto de autoria da vereadora, este de Indicação, institui o Programa de Testagem Domiciliar para o Novo Coronavírus, em Fortaleza. A proposta já foi aprovada pela Casa, e aguarda ser acatada pelo chefe do Executivo. “É fundamental esta proposta, porque as pessoas com suspeita de contaminação deveriam ficar em casa, de quarentena, e se não tem a certeza da doença, saem, porque nem todos têm sintomas graves e nem acesso aos testes”, disse.