Retorno foi definido em reunião com representante da Secretaria de Saúde do município. Foto: CMFor.

Os vereadores de Fortaleza devem retornar às atividades presenciais no Plenário 13 de Maio da Câmara Municipal no próximo dia 3 de agosto. Isso foi o que ficou definido em reunião da Mesa Diretora com o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o epidemiologista Dr. Antônio Lima.

Durante o encontro, os membros do colegiado definiram o plano de retomada das atividades da Casa, que seguirá todos os protocolos sanitários estipulados pelos órgãos da cidade. A retomada das atividades presenciais dos vereadores, por exemplo, deve contar com o número reduzido de parlamentares por sessão ordinária, o que ainda está decidido como ocorrerá na prática.

Desde o dia 31 de março as sessões da Câmara Municipal de Fortaleza têm sido realizadas de forma remota, através de videoconferência. Durante este período, os parlamentares se debruçaram sobre projetos de autoria do Governo, e da própria Casa, em que na sua quase totalidade versavam sobre propostas com foco na redução dos efeitos do novo coronavírus na vida do cidadão fortalezense.

Na reunião, a Mesa Diretora definiu ainda que será permitida a participação remota dos vereadores, assim como de outros servidores. O trabalho remoto deve permanecer nos setores onde é possível, mesmo depois dessa data. Alguns protocolos para o funcionamento da Casa também foram propostos, com o objetivo de garantir a segurança dos parlamentares, dos funcionários e da população.

De acordo com a definição da Mesa, apenas três assessores poderão adentrar, por vez, aos gabinetes dos parlamentares enquanto durar o decreto de isolamento social vigente no Legislativo Municipal. Visitas do público aos gabinetes poderão ocorrer apenas 15 dias depois da retomada.

Retroceder

A Mesa Diretora avaliará índices de casos e mortes por Covid-19 em Fortaleza antes de liberar as visitas. As audiências públicas e solenidades estão previstas para voltar a acontecer a partir de setembro, também dependendo de prévia avaliação.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), destacou que a retomada das atividades da Casa deve seguir os protocolos para ocorrer de forma responsável, preservando a integridade e a saúde de todos. “A participação do especialista foi fundamental para que pudéssemos ter cautela nas determinações do pleno funcionamento da Câmara Municipal de Fortaleza. Podemos retroceder, se necessário, mas esperamos que só haja avanço”, afirmou.

Segurança

Nos últimos dias, a Casa passou por algumas adaptações como marcação da comunicação visual do piso e paredes com instruções para as pessoas, aquisição de máscaras, álcool em gel, termômetro e testes rápidos para permitir retorno gradual e seguro para quem trabalha e para quem for visitar a sede da Câmara.

Testes em funcionários deverão ser iniciados em agosto, quando acontecerá o retorno das atividades presenciais. A ideia é ter conhecimento do histórico das pessoas que irão frequentar a Casa para poder dar maior segurança no trabalho.