Girão exerce o primeiro mandato de senador da República pelo Ceará. Foto: Reprodução/TV Senado.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Eduardo Girão (PODEMOS) disse que o Brasil precisa dar continuidade as reformas estruturantes. Entre elas, ele destacou a importância da proposta de Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional.

Para o senador, o sistema tributário brasileiro deve ser simplificado, “deixando clara a regra do jogo, para evitar sonegação e levar a mais investimentos, mais arrecadação de impostos e maior geração de empregos.

“Atualmente, o sistema em vigor fortalece a sonegação e a possibilidade de os sonegadores agirem de uma maneira que ninguém entende. Estes últimos e os tributaristas são os que mais ganham com isso. Portanto, essa reforma chega em boa hora, e é para valer. O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e o mais complexo sistema. Por isso, precisamos simplificar, e isso está sendo bem entendido pelo Congresso Nacional”, argumentou.

Girão informou que três propostas para o novo sistema tributário brasileiro tramitam no Congresso Nacional: uma, apresentada pelos deputados (PEC 45/2019); outra, de iniciativa dos senadores (PEC 110/2019), além de uma terceira, entregue pelo Executivo ao Legislativo na última terça-feira (21).

Para o senador, o mais importante agora é fortalecer o debate e expandir o diálogo com o setor produtivo. Porém, Girão sugere que se evite a disputa por “protagonismo” para não se perder a “visão sistêmica” da reforma em um fatiamento da reformulação do sistema tributário.

Fonte: Agência Senado.