O partido fará nas noites das terças e quintas-feiras debate pelas redes sociais com os filiados. Foto: Reprodução/Facebook.

O prefeito Roberto Cláudio, presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Fortaleza, e o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual da legenda, apresentaram na noite de sexta-feira (17), através de “live” em suas redes sociais, os cinco pretendentes que tentarão ser escolhidos, internamente, candidato da legenda para a disputa eleitoral deste ano na Capital cearense.

Além de Samuel Dias, Salmito Filho, José Sarto e Ferruccio Feitosa, chamou a atenção a indicação do neófito na política, o deputado federal Idilvan Alencar.

A partir desta semana, os postulantes participarão de debates virtuais discutindo temas de interesse da cidade. O primeiro, que acontece na terça-feira (21), mediado pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, será de apresentação dos cinco pedetistas, ouvir suas trajetórias políticas e suas ideias para Fortaleza.

Carlos Lupi, Cid Gomes e Ciro Gomes também participarão como mediadores dos eventos que acontecerão todas as terças e quintas-feiras de 18 às 20h durante os meses de julho e agosto.

O presidente estadual do partido no Ceará, André Figueiredo, fez um breve histórico do PDT nas eleições municipais em Fortaleza, destacando que desde 1985 o partido só deixou de participar do pleito no ano 2000. A primeira vez que a sigla obteve êxito nas disputas na Capital cearense foi em 2016, na reeleição de Roberto Cláudio.

O prefeito, por sua vez, destacou que, para além dos nomes indicados, é preciso discutir o futuro da cidade, através de um “espírito inovador e moderno”. Ele lembrou que, a partir da próxima semana, o partido inicia a discussão sobre o cotidiano de Fortaleza, o que deve acontecer com as presenças de militantes e aliados.

“Com muito respeito aos nomes que nossos aliados já apresentaram é que vamos discutir o nosso nome. Com candidaturas sérias, de gente que tem o espírito público, conhece a cidade de Fortaleza e sabe administrar”, defendeu Roberto Cláudio.

André Figueiredo, por sua vez, afirmou que os 16 vereadores da Câmara Municipal terão participação no processo de escolha dos candidatos. No entanto, a liderança do partido na Casa Legislativa sequer sabia da transmissão que foi feita no início da noite de sexta-feira (17) para anúncio dos pré-candidatos pedetistas ao Paço Municipal.

Todas as terças-feiras e quintas-feiras de julho e agosto o partido realizará eventos, que poderão ser visualizados por toda a população, com início às 18 horas, e contarão com a presença de nomes de relevo da política estadual e nacional. Representantes de partidos aliados também participarão desses encontros.

Bolsonaro

“Essa será a dinâmica que acontecerá já na próxima terça-feira”, disse o prefeito Roberto Cláudio. O primeiro debate será moderado pela vice-governadora Izolda Cela. A primeira transmissão com os pré-candidatos terá como principal tema a apresentação dos nomes e as propostas de cada um deles para a cidade.

Críticas ao Governo Bolsonaro também fizeram parte da live. O prefeito criticou aqueles que fazem política com “ódio e intrigas”. O dirigente afirmou que o PDT faz contraposição à gestão do Executivo Federal. “Quem relativiza as milícias não tem capacidade de governar uma cidade como Fortaleza, que é vanguardista e progressista”, alfinetou.

Ciro Gomes foi só elogios a Idilvan Alencar

Na sexta-feira, antes do anúncio feito por Roberto Cláudio e André Figueiredo, o deputado federal Idilvan Alencar participou de “live” em suas redes sociais, ao lado de Ciro Gomes, principal liderança do PDT nacional. Durante a transmissão ao vivo, Ciro lembrou a realização da apresentação dos nomes do PDT que vão tentar disputar a Prefeitura de Fortaleza. Segundo ele, os cinco escolhidos fluíram naturalmente, “sem imposição ou restrição”.

Ainda de acordo com Ciro, o nome a ser escolhido deve ser candidato a prefeito ou vice-prefeito da Capital cearense, dependendo das articulações que serão feitas. O líder pedetista afirmou também que as discussões sobre a participação da agremiação em uma eventual coligação será debatida a partir desta segunda-feira (20).

Questionado por Ciro sobre estar entre os cinco nomes, Idilvan disse que estava “muito honrado” com o convite. “O Roberto Cláudio me fez esse convite e estou ao lado de grandes nomes. Participamos de uma grande aliança e quem for o escolhido, temos que apoiar fortemente. Tem o Samuel, que é um grande gestor, talvez o que mais conheça Fortaleza. O Salmito, brilhante. Ferrúccio teve ótima atuação no esporte, durante a Copa. O Sarto, uma reserva moral. E eu, o novato”, disse.

Ciro Gomes elogiou a participação de Idilvan na Câmara Federal, principalmente, no que diz respeito à luta em defesa do Fundo Nacional da Educação Básica, o Fundeb, que deve ser começar a ser votado nesta segunda-feira (20). O deputado é vice-presidente da comissão especial que tem tratado sobre o tema no Congresso Nacional.

Os cinco indicados

Idilvan Alencar foi gestor da Educação, durante uma década no Ceará, sendo oito como secretário-executivo e dois como responsável titular da Seduc. Foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 2018, e tem como foco principal de sua atuação na Câmara a defesa do ensino público e gratuito.

José Sarto já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, na década de 1990. Depois migrou para a Assembleia Legislativa do Ceará, sendo um dos principais parlamentares da Casa. Atualmente, ele é presidente do Poder Legislativo Estadual.

Salmito Filho iniciou sua carreira política no Partido dos Trabalhadores (PT), e após rusgas com a então prefeita Luizianne Lins, migrou para o PSB e se alinhou com o grupo da família Ferreira Gomes. Foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e em 2018 foi eleito deputado estadual pela primeira vez.

Ferruccio Feitosa, que atuou como secretário da Regional II da Prefeitura de Fortaleza até o mês de junho, ficou conhecido pela sua atuação na Secretaria Especial da Copa do Mundo de ?Futebol. A indicação do nome dele pegou muitos atores políticos de surpresa.

Samuel Dias foi o braço direito de Roberto Cláudio até junho passado, quando deixou a Secretaria de Governo da Prefeitura. O gestor tem atuação mais técnica nos bastidores da administração pública, não sendo político por formação.

Sobre o assunto, veja o comentário do jornalista Edison Silva: