Deputado Walter Cavalcante postou, em suas redes sociais, foto ao lado do último prefeito do MDB em Fortaleza, Juraci Magalhães. Foto: Reprodução/Facebook.

O presidente municipal do MDB de Fortaleza, o deputado estadual Walter Cavalcante, vai se licenciar da função parlamentar, no início de agosto, segundo informa, para se dedicar às candidaturas da legenda na Capital e em outros municípios.

O dirigente afirmou ao Blog do Edison Silva que até a próxima semana a agremiação deve definir sobre a postulação à Prefeitura da Capital cearense.

De acordo com lideranças do MDB, o partido deve ter candidatura própria em Fortaleza neste ano. No entanto, enquanto alguns postulantes já estão dialogando com outras legendas, formando alianças, a sigla emedebista sequer se sentou para discutir, de forma mais concreta, essa questão. Cavalcante garante, porém, que os principais grupos do grêmio defendem candidatura própria.

“Vamos fazer um trabalho de estruturação do MDB dentro daquilo que estamos pensando, que é a candidatura própria. Não definimos o nome, mas estamos trabalhando”, afirmou.

Apesar de dizer que vai se dedicar ao projeto da sigla em Fortaleza, Walter disse que sua licença da Assembleia Legislativa permitirá que ele se dedique a coordenar candidaturas em outros municípios de seu interesse.

“O partido está em uma fase muito boa. As alas da mulher, da juventude, da diversidade, todos já pediram à executiva nacional sobre a importância de uma candidatura própria em Fortaleza. Para que a gente volte a sonhar com aquilo que o Juraci (Magalhães) fez por essa cidade”, disse.

Ainda de acordo com ele, o MDB vai discutir, em conjunto, sobre uma eventual possibilidade de apoio a um nome de outro partido. O dirigente destacou, porém, que no primeiro momento o objetivo é organizar o partido para lançar uma chapa forte de candidatos a vereador em Fortaleza.

Cavalcante disse que até o momento o partido possui 50 pré-candidatos à Câmara Municipal, mas preferiu não citar nomes, segundo ele, para evitar intrigas internas. Em 2016, o MDB elegeu apenas um vereador, Casimiro Neto, que este ano chegou a sondar saída da legenda por temer não conseguir reeleição no partido. Acabou permanecendo e é o único pré-candidato do MDB com potencial de votos no pleito de novembro.

Vice

Sobre a disputa ao Executivo Municipal, Walter, que foi vereador, e está em seu segundo mandato como deputado estadual, citou seu próprio nome como eventual postulante ao cargo de prefeito de Fortaleza, assim como o do colega Leonardo Araújo, e do vice-presidente estadual do partido, Gaudêncio Lucena, que em 2012 foi eleito vice-prefeito junto com Roberto Cláudio.

Em carta aberta divulgada recentemente, o núcleo da Diversidade Sexual do MDB, demonstrou apoio a uma candidatura própria em Fortaleza.

De acordo com seus membros, “é inegável que cabe ao MDB lutar pela chance de reassumir o protagonismo em defesa da nossa democracia e para um desenvolvimento pautado na diversidade, inclusão e equilíbrio, sendo novamente o elo forte entre a diminuição das desigualdades sociais e o crescimento econômico de nossa Capital bem como nos demais municípios do nosso Estado”.