Pagamento antecipado do 13º segue uma prática iniciada ainda no primeiro ano de gestão do prefeito de Fortaleza. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, durante transmissão nas redes sociais, nesta sexta-feira (03), a antecipação de 40% do 13º salário aos servidores municipais, que será pago no dia 20 de agosto. A decisão foi tomada após reuniões com a Mesa Permanente de Negociação dos Servidores Públicos de Fortaleza e com o Conselho Gestor do Município. Também será permitido o gozo de férias a partir deste segundo semestre.

Para Roberto Cláudio, o compromisso foi mantido a despeito do grave momento econômico do País, no qual as receitas públicas estão encolhidas. “A gente precisa fazer investimentos importantes na saúde, principalmente, e manter funcionando os nossos serviços públicos, assim como o ritmo acelerado de obras e ações nos bairros mais carentes da cidade”, explicou.

O Gestor enfatizou que, ao mesmo tempo, é importante honrar compromissos com o serviço público. “Em nenhum momento desses oito anos, apesar de termos enfrentado recessões e crises, deixamos de pagar em dia os salários. Faço isso em respeito ao servidor público municipal, que tem se esforçado em qualificar os serviços à população. A gente viu, por exemplo, agora, um extraordinário esforço dos servidores da saúde em salvar vidas e colocar as suas próprias em risco para atender a quem mais precisa. E todos os outros que continuaram trabalhando todos os dias para garantir a normalidade dos serviços e da vida dos cidadãos”, pontuou.

Além disso, o prefeito destacou que foram dados reajustes inflacionários aos servidores neste ano de 2020 e que Fortaleza foi a primeira capital a honrar o pagamento do piso nacional dos professores. “Também tivemos a demanda do gozo das férias em agosto para a retomada do ano letivo de acordo com as condições sanitárias. As reivindicações foram incorporadas”, disse.

De acordo com Roberto Cláudio, é essencial manter a prática da abertura, do respeito e do diálogo democrático com os sindicatos e trabalhadores. “Não se faz política pública numa democracia sem que haja respeito, transparência com quem representa os interesses públicos do serviço municipal”, afirmou.

Retomada de atividades

Nesta sexta-feira (03), o prefeito Roberto Cláudio esteve em reunião com o governador Camilo Santana, presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), dos Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPCE e MPF), bem como autoridades sanitárias do Estado e do Município. O comitê avalia semanalmente os dados epidemiológicos para a determinação dos próximos passos em relação ao Plano de Retomada Econômica da Capital.

Roberto Cláudio destacou que Fortaleza foi a primeira capital a honrar o pagamento do piso nacional dos professores. Foto: Ascom/PMF.

Comissão de Vereadores

Pela manhã desta nesta sexta-feira (03), o prefeito se reuniu com representantes de servidores municipais na Mesa Permanente de Negociação e uma comissão de vereadores e, na ocasião, disse que a Prefeitura iria garantir o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais.

Essa primeira parcela equivale a 40% do 13º salário, ainda sem os descontos de impostos. A folha extra vai totalizar um montante de cerca de R$ 98 milhões, calculada com base na folha de pagamento do mês de julho, beneficiando 52.339 servidores ativos, aposentados e pensionistas.

O prefeito também falou do gozo de férias, com recebimento do terço, que volta a ser liberado a partir do segundo semestre. A medida havia sido tomada para o reforço do custeio da Saúde, em virtude do enfrentamento a pandemia do coronavírus.

“A Prefeitura de Fortaleza continua empenhada em manter o equilíbrio das contas públicas, assegurando os compromissos com os servidores, graças ao diligente trabalho do nosso Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal de Fortaleza (Cogerffor), agora com uma preocupação extra por causa da pandemia”, disse o prefeito Roberto Claudio.

Somando a folha de pagamento do mês de julho, que será paga no dia 1º de agosto, com a primeira parcela do 13º e a folha do mês de agosto, que será paga no dia 1º de setembro, a Prefeitura de Fortaleza estará injetando na economia local mais de R$ 698 milhões, no período de 31 dias.

Fonte: Ascom/PMF.