Foto: Reprodução/Facebook do prefeito Roberto Cláudio que também é presidente do PDT em Fortaleza.

Saúde e Vida foi o tema do debate nas redes sociais, desta quinta-feira (23), entre os cinco pretensos candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza. O evento foi mediado pela Dra. Anamaria Cavalcante, profissional que atua na saúde pública do Ceará deste o Governo das Mudanças iniciado em 1987 pelo então governador Tasso Jereissati (PSDB).

Além do exercício da eloquência, o debate serviu para treinar o poder de síntese dos pré-candidatos quanto ao tempo das respostas. Dra. Anamaria foi rígida na cobrança do cumprimento dos 3 minutos cravados. O debate teve cinco blocos de perguntas e durou cerca e duas horas.

Os pré-candidatos foram instados a falar sobre a atual estrutura do sistema municipal de saúde pública da Capital, a importância da intersetorialidade entre as várias pastas da administração, de políticas de atenção à Primeira Infância e proposta de plano de governo para o setor.

Os pré-candidatos que integravam até bem pouco tempo a gestão municipal ou médicos, dominaram o assunto, pois são sabedores dos números e das ações atuais em saúde da Prefeitura Municipal.

Samuel Dias citou, para criticar, o episódio no qual parlamentares de oposição tentaram entrar, sem permissão, no Hospital de Campanha construído dentro do Estádio Presidente Vargas.

Já Ferruccio Feitosa criticou o Governo Federal por ter colocado um general como gestor do ministério da Saúde. Segundo ele, o ministro não entende nada de saúde e os recursos devidos não chegam aos estados.