Benigno Júnior tem trabalhado na Câmara de Fortaleza em prol dos trabalhadores do setor de bares e restaurantes. Foto: CMFor.

Na semana passada, empresários donos de barracas de praia ficaram frustrados com a informação de que as atividades nesses equipamentos comerciais ainda não estavam habilitadas para funcionamento, de acordo com o plano de retomada da economia do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.

Nos últimos meses, parlamentares ligados a este setor estiveram em constante diálogo com o Executivo na tentativa de convencer a gestão da importância do retorno dos empreendimentos.

No fim da tarde desta sexta-feira (10), o governador Camilo Santana, em transmissão pelas redes sociais, ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, informou que a partir da próxima segunda-feira (13), as barracas de praia estarão liberadas para operar durante o plano de retomada da economia cearense.

Os equipamentos abrirão somente na hora do almoço, assim como ocorre com os restaurantes que já estão abertos em Fortaleza, sendo vetado o funcionamento à noite.

O vereador Benigno Júnior (PSD), representante do setor de bares e restaurantes na Câmara Municipal de Fortaleza, tem defendido já há algum tempo, a importância da liberação desse setor da economia, com o respeito aos devidos protocolos sanitários.

Ao Blog do Edison Silva, o vereador destacou que muitos empresários e trabalhadores estão sofrendo com a situação. Ele pontuou ainda que foi preferível abrir os empreendimentos somente na segunda-feira (13). “Tinha que abrir porque senão eles iriam sofrer mais uma semana. Estavam prontos para abrir na semana passada, mas não deu. A gente preferiu na segunda, porque se fosse abrir neste fim de semana, não daria tempo para se organizar. Poucos iriam abrir, e o atendimento não seria o ideal e teríamos muita aglomeração”, explicou Benigno Júnior.

Ele afirmou ainda que na semana passada, com o anúncio de que as barracas não seriam abertas, muitas pessoas se aglomeraram nas praias, na esperança de serem atendidas, o que foi feito apenas por ambulantes, já que o decreto do Governo não contemplou esses equipamentos.

“As barracas de praia, especialmente as da Praia do Futuro, se comprometem a seguir fielmente todas as recomendações dos protocolos de segurança para a sua reabertura”, afirmou. De acordo com o parlamentar, “grande parte das barracas manteve seus funcionários em casa, 90% ainda empregados, na expectativa de voltarem aos seus trabalhos e à retomada de suas vidas, adaptando-se gradativamente ao novo contexto”.

Restaurantes

Além de Benigno, o deputado estadual Acrísio Sena (PT) também participou das tratativas com o Governo. Eles intermediaram o diálogo com a Associação das Barracas da Praia do Futuro e a Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes, no Ceará.