A família de Baquit é influente na política de Quixadá. Seu pai, Aziz Baquit, foi prefeito do município por duas oportunidades. Foto: Reprodução/YouTube.

Deputado estadual em seu sexto mandato, Osmar Baquit (PDT) apoia o fim das coligações partidárias para o cargo de vereador. Segundo ele, vai “engrandecer” o debate entre as siglas. “Vai dar a chance do partido crescer, estar presente, ter voz”, afirma.

Baquit acredita que os partidos pequenos podem sair ganhando com esta dissolução. Ele cita o caso de Renato Roseno (PSOL), décimo candidato mais bem votado para deputado federal nas eleições de 201o e não conseguiu eleger-se por causa do coeficiente partidário, que jogou contra o psolista. “Os pequenos podem ter um candidato, não fazer o coeficiente, e ele pode fazer na sobra um vereador. Isso foi importante”, pontua.

Eleições

Osmar Baquit tem uma base eleitoral forte nos municípios da Região do Sertão Central cearense. Sem o contato presencial com os pré-candidatos a prefeito e vereador, o deputado afirma estar usando as redes sociais para conversar e discutir propostas. Baquit crê ainda que as redes sociais nas eleições “vieram para ficar”.

Por fim, o deputado está esperançoso e confiante de que as campanhas políticas ganharão as ruas “em 10 a 15 dias”, seguindo os protocolos de distanciamento social proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira a entrevista concedida por Osmar Baquit ao jornalista Edison Silva: