OCDE inclui Roberto Cláudio na sua relação de "Prefeitos Campeões" - Blog Edison Silva

OCDE inclui Roberto Cláudio na sua relação de “Prefeitos Campeões”

“Incluir Fortaleza na iniciativa do grupo ‘Prefeitos Campeões da OCDE’ oferece a oportunidade única para nossa cidade se engajar com outros centros urbanos do mundo”, comemorou o prefeito. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi incluído no grupo Prefeitos Campeões para o Crescimento Inclusivo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apoia governos locais no monitoramento dos padrões de vida e na elaboração de pacotes de políticas que promovam a igualdade e o crescimento.

Roberto Cláudio é o segundo prefeito brasileiro a fazer parte do grupo e a página referente ao gestor apresenta sua trajetória na administração do Município de Fortaleza, com destaque para as iniciativas de mobilidade urbana inclusivas e sustentáveis e para as políticas ambientais de espaços verdes, desde a sua primeira eleição em 2013, pelas quais a cidade já recebeu reconhecimento nacional e internacional.

Em relação à carreira política e acadêmica, o perfil do prefeito Roberto Claudio destaca seu trabalho como deputado estadual entre 2006 e 2012, bem como sua formação em Medicina, com mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA). Em ambas as atuações, esteve envolvido em planejar e promover políticas públicas de saúde.

“Incluir Fortaleza na iniciativa do grupo ‘Prefeitos Campeões da OCDE’ oferece a oportunidade única para a nossa cidade se engajar com outros centros urbanos do mundo em relação a problemas em comum e para contribuir em conjunto com soluções. É nesta diversidade de projetos e contextos que procuramos ações que facilitem o desenvolvimento das melhores políticas. Nosso principal objetivo é a busca obstinada pela redução das desigualdades, compartilhar experiências com líderes e gestores de outras regiões e contribuir fortemente com o debate e melhoria das condições para avanços ainda mais rápidos e eficientes “, declarou o prefeito de Fortaleza.

Mais Ação

O primeiro projeto da Prefeitura de Fortaleza em destaque no perfil de Roberto Cláudio na OCDE é o Programa Mais Ação, descrito como mais de 700 projetos e ações em um investimento de R$ 1,5 bilhão em todas as regiões da cidade, incluindo saúde, educação, proteção social, cultura, urbanização, meio ambiente, infraestrutura, transporte e mobilidade. Com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais na cidade e melhorar a qualidade de vida dos residentes, conta com o financiamento de seis bancos internacionais e irá promover mais oportunidades para as áreas mais vulneráveis da cidade, com serviços básicos para o desenvolvimento da cidade.

Cresça com Seu Filho

Outra iniciativa em destaque é o projeto Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, liderado pelo gabinete da primeira-dama de Fortaleza, Carolina Bezerra. O programa apoia famílias, fortalecendo as habilidades parentais para promover o desenvolvimento das aptidões cognitivas e motoras das crianças durante a primeira infância, com o apoio de enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Prefeitura também implantou o programa nas escolas e creches da rede municipal, focando nos processos pedagógicos, insumos e melhoria da infraestrutura.

Fortaleza 2040

O Plano Fortaleza 2040 estabelece a visão para o futuro de Fortaleza. Publicado em dezembro de 2016, possui estratégias a serem implementadas a curto, médio e longo prazos, até o ano de 2040. O programa inclui três sub-planos: o Plano Diretor Urbano, o Plano de Mobilidade e o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo é transformar a cidade em um local mais acessível e inclusivo, aumentando as oportunidade em locais públicos e privados e mantendo a economia em crescimento eficiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMF.

Deixe uma resposta