Camilo ao lado da cúpula do PT do Ceará e da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Foto: Divulgação.

Reeleito há quase dois anos com aproximadamente 80% dos votos, e com boa aprovação junto à opinião pública no combate aos efeitos da pandemia de coronavírus no Ceará, o governador Camilo Santana é um dos quadros mais cobiçados do pleito eleitoral que se avizinha. Em busca da retomada de prefeituras perdidas no pleito de 2016, o Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado quer que o chefe do Poder Executivo esteja cada vez mais envolvido nas questões internas da legenda, principalmente agora.

De acordo com o presidente estadual do PT, Antônio Filho, o “Conin”, a agremiação vem realizando desde o início desta semana, os últimos encontros municipais onde se apresenta os nomes que vão disputar as eleições a prefeito no Interior do Estado, bem como as chapas para vereador. Os eventos serão realizados até domingo (05), quando deve acontecer o encontro municipal do PT de Fortaleza.

Diversas reuniões foram realizadas durante todo esta sexta-feira (03), com definições de candidaturas em Umirim, Solonópole, Ibiapina, Granja, Boa Viagem, Aracati, Crato e Iguatu. Neste sábado (04), o partido confirmará candidatura do deputado Elmano de Freitas em Caucaia.

Durante o processo de escolha de candidatos nos municípios cearenses, o presidente estadual da sigla percebeu que, em muitas cidades, tanto a base local quanto a oposição são aliadas da gestão de Camilo Santana, o que dificulta a presença dele em determinados palanques.

Agenda

“A gente tem que entender que ele é um governador petista de uma base muito ampla. Não vamos criar constrangimento para ele. Não queremos comprometer a base política dele. Se dependesse de nós, ele estaria em todos os palanques, mas já que não pode, a gente vai tocar”, disse Conin.

O presidente da executiva estadual do PT do Ceará aguarda encontro com Camilo Santana, já há algum tempo, para tratar sobre as candidaturas que estão sendo colocadas pelo partido. Segundo ele, é importante que o chefe do Poder Executivo participe dessa agenda, uma vez que em sua avaliação, ele é o principal eleitor da legenda no Estado.

Candidatura própria

“Primeiro vou dizer a ele que ele é o principal eleitor nosso no Estado. Ele e o Lula. Temos reconhecimento pelo grande governo que ele está fazendo, enfrentando essas dificuldades, defendendo o povo. O PT reconhece isso e quer ouvi-lo. Precisamos saber o que ele pensa sobre Fortaleza e várias outras cidades”, afirmou.

Diferente de 2016, quando elegeu apenas 15 prefeitos, o Partido dos Trabalhadores no Ceará pretende se consagrar vitorioso em 40 municípios do Estado. Para isso, a legenda aguarda apoio de Camilo Santana. Além de Fortaleza, a legenda terá candidatura própria em Caucaia, Sobral, Iguatu, Crato, Maracanaú, Barbalha, Quixadá e outras dezenas de municípios.