Vereadores destacam a unidade na escolha dos cinco nomes. Mas há questionamento quanto ao curto espaço de tempo para apresentar desconhecidos ao eleitorado. Foto: Reprodução/Facebook.

Ao que tudo indica, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) está unido em prol de um nome de sua legenda para a disputa eleitoral deste ano em Fortaleza. Após o anúncio dos nomes dos cinco pré-candidatos da sigla, na semana passada, vereadores pedetistas na Câmara Municipal  destacaram a importância dos quadros colocados pelo grêmio, seja por motivos técnicos e de gestão ou de histórico político.

O prefeito Roberto Cláudio, juntamente com o deputado federal André Figueiredo, respectivamente, presidente municipal e estadual do PDT, anunciaram Samuel Dias, Idilvan Alencar, Ferruccio Feitosa, Salmito Filho e José Sarto como os nomes que devem disputar, internamente, a condição de candidato do partido para a Prefeitura de Fortaleza. Eles participam, nesta quarta-feira (22) de debate virtual mediado pela vice-governadora do Estado, Izolda Cela.

Dos cinco indicados, José Sarto e Salmito Filho são originários do legislativo municipal, inclusive, já presidiram a Câmara de Fortaleza. Ferruccio é conhecido no meio político, sempre atuando como gestor, assim como Idilvan Alencar, que está no seu primeiro mandato parlamentar federal. Samuel Dias, até pouco tempo, braço direito de Roberto Cláudio na gestão, é tido como o preferido do prefeito.

O líder do PDT na Câmara, vereador Iraguassú Filho, afirmou que o ponto positivo do processo foi discutir a cidade não apenas através de reuniões presenciais, mas por meio virtual, onde o alcance é maior e permitirá participação de toda a população. “É um cenário para ser avaliado com muito carinho, porque tem muita gente boa. Qualquer um dos cinco é um indicativo de um bom nome para a disputa”, disse ele.

Assim como os demais pedetistas, Iraguassú destacou que o nome de Idilvan Alencar foi “a grata surpresa” dos indicados. Ele lembrou, por exemplo, que o deputado federal pode ser o nome que conseguirá realizar diálogo com o PT de Fortaleza, por exemplo. O parlamentar já atuou na gestão de Luizianne Lins quando ela foi prefeita da cidade e disse, recentemente, que votou na petista para vereadora e deputada estadual.

De acordo com o vereador Dr. Porto (PDT), os cinco nomes apresentados “demonstram a riqueza que temos, e qualquer que seja o escolhido irá nos representar muito bem”. O parlamentar afirmou que há um entusiasmo entre todos os membros do partido na Câmara Municipal para trabalhar por aquele que for escolhido internamente.

Eron Moreira (PDT), por sua vez, destacou a iniciativa inovadora do PDT em apresentar cinco pré-candidatos com capacidade de se apresentarem ao eleitor de Fortaleza. “São opções para substituir nosso prefeito no mesmo nível de excelência do Roberto Cláudio”.  Segundo ele, os demais partidos que colocaram seus membros para a disputa, não têm outras figuras de peso para representar suas legendas.

“O PT só tem a Luizianne, o PROS somente o Capitão Wagner. O PSOL tem o Renato Roseno, e os demais sem nenhum candidato de maior peso, pois ainda não temos a definição do Heitor Férrer. Os cinco que foram apresentados pelo PDT têm grandes possibilidades, dentro da minha humilde visão da história de cada um”, disse Moreira.

Para Paulo Martins (PDT), todos os pré-candidatos da sigla possuem capacidade para administrar a cidade, uma vez que conhecem os diversos problemas do Município como entendem a importância do papel do Legislativo. De acordo com ele, qualquer um que seja escolhido dará a atenção necessária à Câmara Municipal.

O parlamentar, porém, afirmou que o fato de alguns dos pré-candidatos não serem tão conhecidos da maior parte do eleitorado acaba preocupando correligionários da sigla. “A campanha será curta e cheia de limitações por conta da pandemia, além disso, o horário político não tem mais a audiência de pleitos anteriores”.

Prefeito

Paulo Martins destacou que José Sarto e Salmito Filho são nomes fortes pela experiência política, enquanto que Samuel e Ferruccio pela visão administrativa. Ele aponta Idilvan Alencar como um nome que se sobressai, visto que, em sua avaliação, é reconhecido pelas duas experiências.

Vale ressaltar que Idilvan está no seu primeiro mandato de deputado federal, tendo atuado sempre na área de educação, como gestor. José Sarto, por outro lado, tem maior experiência no legislativo, sendo eleito pela primeira vez em 1988. Já foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e atualmente preside a Assembleia Legislativa. Nas duas ocasiões atuou, brevemente, como prefeito da Capital cearense e governador do Estado.

“Fortaleza 2040”

“Fiquei feliz com a qualidade dos nomes apresentados pelo meu partido. Todos eles demonstram ampla experiência, capacidade para melhorar a cidade”, disse o vereador Elpídio Nogueira (PDT). “Isso mostra a riqueza dos quadros do PDT. Qualquer um que seja escolhido terá o apoio da bancada dos vereadores e poderemos dar continuidade a esse grande processo de gestão participativa”, afirmou.

Elpídio destacou que Fortaleza vem experimentando uma gestão transparente, deixando como legado o “Fortaleza 2040”, que as futuras gestões terão como uma bússola para seguir. “Estou feliz com a possibilidade de um desses cinco. Vamos batalhar para que qualquer um desses seja o futuro prefeito de Fortaleza”, concluiu.