Próximo debate entre os pretensos candidatos do PDT terá como tema Cultura e Educação. Foto: Reprodução/Facebook.

Durante a realização da segunda live dos pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza, realizada na noite de quinta-feira (23), chamou atenção a sinceridade do deputado federal Idilvan Alencar ao ser questionado pela mediadora do evento, Dra. Anamaria Cavalcante sobre quais os planos dos presentes para a área da Saúde. “Para ser bem honesto contigo, eu não sei não”, disse o pretenso postulante, justificando que foi convidado para participar do processo na sexta-feira da semana passada.

Outros três pré-candidatos já tinham respondido ao questionamento, mas pegaram carona no que disse Idilvan, e em outra oportunidade de fala, também destacaram que não tinham plano para a área da Saúde, e que as sugestões apresentadas eram apenas ideias.

Na próxima terça-feira (28) os cinco pré-candidatos deverão discutir sobre Educação e Cultura, tema que o deputado federal, neófito na política, entende, já que foi gestor por mais de uma década nessas áreas.

Outro ponto a ser levantado sobre os dois encontros realizados até aqui é o clima amistoso entre os pré-candidatos. Nas “primárias” virtuais do PDT os pretensos candidatos estão corroborando uns com as ideias dos outros, bem diferente dos embates ferrenhos vistos, por exemplo, nas prévias de partidos políticos nos Estados Unidos. Se acostumando com essa postura “paz e amor”, nas discussões internas, o escolhido pode ser surpreendido em embates mais ferrenhos com candidatos de outras legendas, no processo eleitoral propriamente dito, a partir do fim de setembro.

Samuel Dias“Saúde é um problema nacional e precisa de uma ação nacional para poder enfrentar esse problema. É preciso muito investimento na Saúde. Fortaleza deveria gastar 15% com Saúde, mas gasta quase 30%. Arcando com recursos próprios do Município, a contrapartida nacional vem diminuindo. O programa Mais Médicos foi completamente desmanchado nos últimos dois anos. Estamos perdendo médicos mês a mês nos postos de saúde. A gente precisa pactuar com Brasília financiamento adequado para a Saúde para manter as conquistas que tivemos. Saltamos de 260 médicos, em 2012, no Programa Saúde da Família, para 460”.

José Sarto“Para além da pediatria, queria chamar atenção para as doenças mentais. O índice de depressão e suicídio cresceu muito. Precisamos de mais qualidade e mais força aos nossos CAPs. Em que pese o esforço do Roberto Cláudio, temos por vezes, uma setorização dessa área e esquecemos de colocar horizontalmente de maneira que temos que ampliar o número de atendimento nessa área. Pessoas tiveram aumento de ansiedade, depressão e síndrome do pânico na pandemia. Precisamos valorizar o trabalho da equipe médica e equipe não médica. Daqueles profissionais que estão lá no dia a dia, que vivem carregando todo nosso sistema, juntamente com os profissionais de Saúde. Eu trabalharia usando o que temos de Inteligência Artificial”.

Ferruccio Feitosa – “Na Saúde temos que sempre estar adotando ações de fortalecimento da rede. Temos sempre que criar mais leitos. Temos que pegar nossos Frotinhas e Gonzaguinhas e melhorar os aparelhos desses equipamentos, para evitar que o paciente tenha que ser transferido para o IJF. A ideia é melhorar os aparelhos para que a gente possa fazer exames nessa rede que temos. Criar um cadastro e universalizar para todos os usuários. As consultas online podem ser feitas através de videoconferência e um sistema rigoroso para as cirurgias. Voltar o terceiro turno nas cirurgias da rede hospitalar. Precisamos criar um calendário para humanizar o atendimento”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Idilvan Alencar“Para ser bem honesto contigo, eu não sei não. Eu fui convidado sexta-feira para ser pré-candidato e ainda estou vivendo esse momento. Eu tenho algumas ideias gerais. Hoje, eu até liguei para o Posto de Saúde para perguntar. Eu pretendo fazer uma sala virtual chamando o povo para saber essas ideias centrais. Não tenho plano pronto, não. Nessa pandemia, não tem um monte de respiradores? Pois vamos aumentar para a saúde pediátrica, adulta. Não lançaram o Mais Saúde Fortaleza? Vamos divulgar mais. Humanizar o atendimento é muito importante, mas primeiro tem que cuidar dos cuidadores. Os profissionais de saúde que salvaram muitas vidas. E quem criticou os servidores têm que pedir perdão. Engraçado, quando uma pessoa chega na escola, ela é bem acolhida. E no posto de saúde já chega de cara fechada.”

Salmito Filho“O nosso compromisso dos cinco pré-candidatos do PDT é muito mais ouvir a população, as inteligências da cidade e, no momento apropriado, propostas concretas virão apresentar um plano de Governo. Eu queria também afirmar que a Saúde não é problema, é solução. Investir em Saúde não é gasto, é economia. Isso é que precisamos dizer claramente para a população. Precisamos avançar na cobertura do saneamento básico, em Fortaleza, porque isso é Saúde. Precisamos avançar na ampliação da atenção básica. Precisamos avançar no instrumental tecnológico, nas condições para atender a nossa população, seja na atenção terciária ou até na secundária. Precisamos avançar na conectividade. Nós avançamos muito rapidamente na questão da conectividade. Precisamos valorizar os profissionais de Saúde”.