Acrísio Sena preside a Comissão de Meio Ambiente da AL. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

Após a publicação do Decreto Estadual 33.687/2020, no qual o governador Camilo Santana (PT) colocou o Ceará em estado de emergência ambiental até janeiro de 2021, por conta dos riscos de incêndios florestais e queimadas, e após a Portaria Federal (124/2020 do Ministério do Meio Ambiente) de teor semelhante, os agricultores cearenses querem saber como proceder em relação à limpeza de seus roçados.

Desta forma, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública para debater a implementação de alternativas sustentáveis ao uso do fogo na agricultura. O foco é disponibilizar para os agricultores tecnologias geradoras de menor impacto ao meio ambiente e ao processo de desertificação que avança em nosso Estado. Foram convidadas representações dos agricultores, órgãos públicos, entidades da sociedade civil organizada que, direta ou indiretamente, estejam envolvidas com o tema.

“Queremos construir, de forma consensual, uma plataforma de encaminhamentos que mobilizem o poder público para a criação de programas e projetos na área da agricultura”, explica o deputado estadual Acrísio Sena (PT), que preside a comissão.