Para o governador, “são atividades que geram aglomeração e que, segundo especialistas, causam um risco muito forte de transmissão da pandemia”. Foto: Reprodução.

O governador Camilo Santana (PT) afirmou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta quarta-feira (15), que discutirá individualmente com epidemiologistas e responsáveis por cada um dos setores da economia cearense que não abrirão na 4ª fase de retomada.

Mais cedo, em entrevista à Tv Verdes Mares, Camilo havia adiantado que Fortaleza caminha para entrar, na próxima semana, na 4ª e última fase, porém resolveu excluir dessa etapa o retorno às aulas presenciais nas escolas cearenses, o funcionamento de bares, cinemas, casas de show/espetáculo e academias.

“São atividades que geram aglomeração e que, segundo especialistas, geram um risco muito forte de transmissão da pandemia”, afirmou o governador.

Camilo explicou que a 4ª fase liberaria praticamente a volta ao normal, o que preocupou os especialistas do comitê formado para avaliar a situação.

“Então por precaução, pelo que tem acontecido em vários locais do mundo, que abriram as suas atividades e tiveram que fechar novamente, houve uma decisão de que nessa 4ª fase, algumas atividades não estarão contempladas, principalmente a volta às aulas presenciais nas escolas do Ceará”, justificou.

Fortaleza tem índices em queda

O chefe do Poder Executivo afirmou que os indicadores continuam apontando a queda dos números na Capital, que já foi o grande epicentro da pandemia no Ceará. “Há queda tanto nos dados epistemológicos, quanto na procura das pessoas por atendimento médico”, afirmou.

Segundo ele, caso esses números mantenham-se até o término da semana, Fortaleza passará para a 4ª fase da retomada da economia, com exceção dos setores citados acima.” Essas atividades serão reavaliadas com especialistas e representantes dos setores, para que se possa definir protocolos e datas para esses segmentos”, concluiu.

Pacote

Para finalizar, o governador adiantou, sem detalhar, que deverá lançar um pacote de investimentos para impulsionar a economia. “Em agosto vamos entregar um grande pacote de investimentos que o estado deve fazer para impulsionar a economia”, disse Camilo.