Apóstolo Luiz Henrique (PP) acredita que teleaulas e vídeo aulas, via internet, são uma excelente ferramenta para propagação da informação. Imagem: Divulgação.

Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará o projeto de Lei nº 179/20, do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP), que torna obrigatória a divulgação dos canais de denúncia de abuso e violência contra crianças e adolescentes nas teleaulas disponibilizadas pelas redes de ensino pública e privada do Ceará.

Segundo a redação do PL, os canais de atendimento do “Disque 100”, para denúncia de abusos e violência contra crianças e adolescentes, deverão ser divulgados nas teleaulas, aulas virtuais e vídeo-aulas que sejam disponibilizadas pelas redes de ensino pública e privada do Estado do Ceará.

Apóstolo Luiz Henrique acredita que teleaulas, vídeo aulas e aulas ao vivo via internet ‘são uma excelente ferramenta para propagação dessa informação, principalmente nesse período de maior vulnerabilidade, na medida em que, não só crianças e adolescentes passam a ter acesso aos canais de denuncias e consequente conscientização das violações, como também os demais integrantes da família, que em muitos casos voltaram a participar do processo de aprendizagem dos seus filhos, acompanhando não só os materiais enviados, aulas ministradas e realização de atividades’.

O parlamentar afirma que a divulgação do canal de atendimento poderá ajudar jovens a se defenderem. “Dada a dinâmica de privacidade, própria das relações familiares, se faz necessário que crianças e adolescentes possuam ferramentas suficientes para que, caso exista um criminoso dentro de suas casas, provocando violências e abusos contra elas, seja ele membro da família ou não, possam tanto saber identificar o risco ou a violência sofrida, como também tenham acesso a todos os instrumentos possíveis para denunciar”, justifica o parlamentar.