Deputado estadual em segundo mandato, Elmano já foi candidato a prefeito e vice-prefeito em Fortaleza. Foto: Reprodução/Facebook.

O deputado estadual Elmano Freitas (PT) foi escolhido, na manhã deste sábado (04), como pré-candidato  a prefeito de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O presidente estadual da sigla, Antônio Filho, o “Conin”, afirmou durante o encontro que o governador Camilo Santana deu aval para a candidatura petista no município.

Os principais nomes da cúpula petista participaram do evento e sinalizaram candidaturas próprias da legenda também na Capital cearense e em Maracanaú.

Durante sua fala, Elmano destacou a possibilidade de “dobradinha” com Luizianne Lins como eventual candidata em Fortaleza. Em 2012 ele foi escolhido sucessor ao nome da então prefeita. Já em 2016, ele foi candidato a vice de Lins, ficando na terceira posição.

“Eu fui candidato em 2012, mas talvez não fosse a hora. Deus não quis. Talvez, agora, eu esteja ao lado da companheira Luizianne Lins, ela como prefeita de Fortaleza e eu prefeito de Caucaia. O que ela fez em Fortaleza é o que queremos fazer em Caucaia. Nosso povo quer saber o que nós estamos a propor para melhorar a sua vida”, disse o agora pré-candidato.

“O PT de Caucaia oferece a essa cidade um modo de viver diferente, para melhorar a vida do povo de Caucaia. Esse companheiro que aceita essa missão está preparado para ser o maior prefeito da história dessa cidade”, disse o presidente estadual da legenda, “Conin”.

Segundo ele, o governador Camilo Santana confirmou apoio ao nome de Elmano Freitas. Há alguns dias, a direção do partido tentava dialogar com o chefe do Executivo sobre a disputa em Fortaleza, sem sucesso.

O atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, também faz parte da base de aliados da gestão no Ceará.

Antes da realização do encontro, que ocorreu através de videoconferência, uma apresentação foi realizada com nomes locais de Caucaia, que fizeram duras críticas às gestões passadas da cidade, em especial da família Arruda, que governou por alguns anos. Durante o debate, um dos dirigentes chegou a dizer que o ex-presidente Lula deve participar da campanha em Caucaia.

A deputada federal Luizianne Lins, madrinha política de Elmano, defendeu apoio às candidaturas majoritárias em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. “Se a gente conseguir fechar o cinturão Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, vamos crescer em um projeto para o Estado e ninguém mais vai segurar a gente. Sempre estarei aqui do lado dessa cidade-irmã, que é Caucaia”. 

Lins destacou que as forças de esquerda estão buscando um caminho no pleito deste ano, e que há um processo de isolamento do Partido dos Trabalhadores em vários lugares do Brasil. “Só nós mesmos para buscarmos nosso próprio legado. Só não destruíram o PT ainda porque temos gente que não se submete aos poderes constituídos e consegue ousar e manter a diferença”.

“Não me conformo em chegar em Caucaia, uma cidade que é rica, que tem um espaço territorial enorme, de praias bonitas, alguns bairros que são sofridos até hoje. Todo mudo que sai de lá, sai rico e cheio de processo na Justiça. A cidade é forte, tem potencial turístico gigantesco, tem capacidade de explodir uma explosão de virtudes, mas nunca foi governada por alguém que teve compromisso com a cidade” – (Luizianne Lins)

Sofrida

O deputado federal José Airton Cirilo também destacou a possibilidade de candidaturas do PT em Caucaia e em Fortaleza. “Como disse a próxima prefeita de Fortaleza, Luizianne, Caucaia está muito sofrida, muito mal tratada. Agora vai ser Luizianne lá e Elmano cá, em Caucaia”, disse.

Participaram do encontro Luizianne Lins, José Airton Cirilo, José Nobre Guimarães, Fernando Santana, Moisés Brás, Elmano Freitas, Guilherme Sampaio, o presidente estadual do partido, Antônio Filho, o “Conin”, e lideranças locais de Caucaia.