Membros da Liderança do Governo, Walter Cavalcante e Júlio César Filho, solicitaram licença por 120 dias. Deputada Augusta Brito assume a defesa do governador. Foto: Blog do Edison Silva.

Os pedidos de licença, “para tratamento de assuntos particulares”, seguem sendo uma tendência na Assembleia Legislativa do Ceará nesses últimos meses. A maioria das solicitações feitas tem como objetivo o pleito eleitoral que se avizinha, o que, consequentemente, motivará alterações na composição do Legislativo cearense.

A solicitação que deve afetar mais diretamente o comportamento dos parlamentares da Casa diz respeito àquela feita pelo líder do Governo na Casa, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), que é pré-candidato a prefeito no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com a saída dele, oficializada nesta quinta-feira (16), a deputada Augusta Brito, do PCdoB, deve se tornar a primeira mulher líder da base governista no legislativo cearense.

“Neste momento, sinto a necessidade de me dedicar totalmente a um grande projeto político que vem sendo construído na minha terra natal. Como parlamentar, tenho recebido inúmeras manifestações de insatisfação com atual situação no Município, um desejo de mudança, de renovação. É isso que propomos e esperamos para Maracanaú”, disse Júlio César Filho em suas redes sociais.

A partir da licença de Júlio César, Augusta ficará à frente de uma base governista formada por 37 parlamentares, a maioria homens. Até o dia primeiro de agosto ela contará com o apoio de Walter Cavalcante (MDB), que é vice-líder do Governo na Casa. No entanto, ele também entrará de licença, e a parlamentar deve atuar sozinha nos encaminhamentos dados nas matérias de interesse da gestão, bem como na defesa do Governo e suas pautas.

Pré-candidatos

Augusta Brito é atual Procuradora Especial da Mulher na Assembleia. Formada em Enfermagem e Direito, foi prefeita do município do Graça por duas vezes, secretária de Educação do município de São Benedito e é a primeira mulher de seu partido a ocupar o cargo de deputada estadual no Ceará. Na Legislatura passada, a então deputada Rachel Marques, de Quixadá, atuou como vice-líder do Governo na Casa.

Além de Júlio César Filho, Tin Gomes (PDT) e Walter Cavalcante, outros parlamentares também estudam a possibilidade de se licenciar para se dedicarem exclusivamente às disputas eleitorais deste ano. Estão na lista de pré-candidatos a prefeito os deputados: Elmano de Freitas (PT) em Caucaia, Vitor Valim (PROS) em Caucaia e Renato Roseno (PSOL) em Fortaleza.