Deputada Zambelli ironizou fala de Luizianne em vídeo postado nas redes sociais. Foto: Reprodução/Facebook.

Ainda não temos candidatos a prefeito de Fortaleza oficializados, pois as convenções partidárias só acontecerão em agosto e a campanha de direito começar em setembro, mas as redes sociais já estão dando o tom de acirramento que será a disputa que ficará encerrada em novembro.

As discussões locais devem ultrapassar as divisas territoriais, e lideranças políticas de outros estados, através das redes sociais, podem interferir nas decisões locais, segundo as primeiras mostras.

Na manhã desta quinta-feira (09), a deputada federal Carla Zambelli, do PSL de São Paulo, utilizou suas redes sociais para criticar sua colega na Câmara Federal, a petista Luizianne Lins, que foi escolhida pré-candidata a prefeita de Fortaleza no domingo passado.

O motivo dos ataques se deu por conta de uma fala de Luizianne Lins, quando da homologação interna de seu nome. Através de videoconferência, a petista afirmou que iria construir o maior grupo antibolsonarista do Brasil, o que levou Zambelli a se posicionar.

Em vídeo, a parlamentar paulista chega a insinuar que desconhece o nome de Luizianne Lins, e chama a colega de “loirinha, Luizi alguma coisa”. “Acho que foi prefeita de Fortaleza. Ela tá dizendo que Fortaleza é vermelha, antibolsonaro, e que a cidade vai se avermelhar e vão montar uma chapa gigante antibolsonarista”, diz Zambelli ao republicar vídeo de Luizianne Lins no encontro do PT.

Em seguida, a deputada, defensora do presidente Bolsonaro na Câmara Federal diz que a internet permite que vídeos sejam feitos para mostrar como se ganha no discurso. “Aquela venda que tinha nos olhos das pessoas lá atrás, não existe mais. A gente pode fazer vídeo como esse e mostrar quem ganha no discurso. Ganhar gritando é fácil, agora no trabalho de formiguinha, no discurso, é difícil. Por isso que essa pessoa é tão favorável àquela Lei das fake news para tentar calar nossas bocas”, dispara.

Em resposta, Luizianne Lins, também através de redes sociais, disse: “Deputada Carla Zambelli, deputada da mentira, aprenda a falar e a escrever direito. Não se meta comigo. Eu sei muito bem o que a senhora fez no verão passado e do esgoto que você saiu”. A petista anexou um vídeo em que Zambelli confunde uma loja do empresário Luciano Hang como sendo da filha da ex-presidente Dilma Rousseff.

Vale ressaltar que no mês passado, Carla Zambelli acompanhou o seu marido, Coronel Aginaldo, cearense que hoje comanda a Força Nacional (ele foi para reserva da PM do Ceará no mês passado) num almoço em Fortaleza, onde um dos convidados era o deputado federal Capitão Wagner (PROS), também pré-candidato a prefeito de Fortaleza. Zambelli chegou a dizer que ele seria o próximo prefeito da cidade.

Em 2016, tanto Wagner quanto Luizianne Lins tentaram ser prefeito de  Fortaleza. Ela ficou na terceira colocação, e ele foi derrotado no segundo turno para o prefeito Roberto Cláudio, reeleito para mais um mandato.