Durante sessão nesta terça (07), Antônio Henrique anunciou realização de reunião da Mesa. Foto: Reprodução/ZOOM.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), convocou para a tarde desta quarta-feira (08), reunião da Mesa Diretora para definir o cronograma do plano de retomada das atividades presenciais da Casa. De acordo com a proposta apresentada, o retorno de funcionários e parlamentares deve ser dividido em cinco fases, tendo como prazo para conclusão o mês de dezembro.

Devido a pandemia de coronavírus, que atinge a cidade há cerca de quatro meses, as sessões ordinárias do Legislativo Municipal foram suspensas, e desde o dia 31 de março as reuniões dos parlamentares têm ocorrido de forma virtual. Em junho passado, também por conta da Covid-19, e das medidas emergenciais propostas pelo Executivo, e que necessitam de aprovação da Câmara, a Mesa Diretora resolveu suspender o recesso parlamentar do mês de julho.

O encontro dos vereadores, marcado para às 14 horas desta quarta-feira, terá a presença do epidemiologista Antônio Lima, o Dr. Tanta, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na ocasião, o especialista deve analisar o plano de retomada proposto pela Mesa Diretora e, caso seja aprovado pelos critérios científicos, o texto deve, também, ser aprovado pelo colegiado.

Na manhã desta terça-feira (07), as instalações da Casa foram higienizadas e, nos próximos dias, devem ser instalados materiais gráficos adesivos e totens para comunicar os novos protocolos de trabalho para servidores e terceirizados.

Covid-19

O plano de retomada das atividades presenciais deve ter cinco fases, com prazo para retorno totalmente presencial até o fim de dezembro. Até lá, os trabalhos devem ser conduzidos de maneira mista, ou seja, parte remota, parte presencial.

As datas para início de cada fase podem ser redefinidas de acordo com a evolução da pandemia. O plano também estabelece normas de higiene pessoal e dos ambientes, de distanciamento social, de conduta frente a casos suspeitos e confirmados da Covid-19 e de uso obrigatório de máscara.