Deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 no Estado. Foto: ALECE.

A Assembleia Legislativa do Ceará retomou, na manhã desta quinta-feira (23), as sessões plenárias presenciais, suspensas desde 16 de março deste ano, devido a pandemia da Covid-19. Durante esse período, as sessões ocorreram apenas de forma remota.

Antes e durante a sessão, muitas medidas sanitárias foram tomadas. Houve limitação na entrada de assessores e servidores e profissionais de imprensa no Plenário 13 de Maio, tendo sido todos os profissionais testados nos últimos dias, além de receberem máscara 3M na entrada do prédio da Assembleia.

Na sessão, parlamentares foram orientados a permanecer em suas cadeiras, evitando mudanças de lugar. Diversos dispensadores de álcool em gel a 70% foram distribuídos nas dependências da Casa.

Mesmo durante os pronunciamentos, os deputados utilizarem máscara e revezaram na utilização das duas tribunas, para que fosse permitida a sanitização do local utilizado anteriormente.

Sessão híbrida e semanal

 

Alguns parlamentares, como o deputado Nezinho Farias, participaram da sessão de forma remota. Foto: ALECE.

Alguns parlamentares participaram da sessão de forma remota, de seus gabinetes ou mesmo de suas residências.

Em entrevista coletiva, o presidente José Sarto (PDT) afirmou que a medida visa garantir a segurança dos parlamentares que estão no grupo de risco ou apresentam alguma comorbidade. Ele garantiu que as sessões seguirão híbridas pelo menos até o início de agosto, quando completarão 14 dias da primeira sessão presencial, já sendo possível uma reavaliação do protocolo.

“Neste modelo híbrido, usaremos o Plenário, obedecendo o distanciamento necessário e a tribuna será usada de modo alternativo, para que possamos ter a higienização correta. A plataforma Zoom será utilizada pelos deputados que optarem por participar de seus gabinetes ou de sua residência”, esclareceu.

Sarto afirmou que as sessões presenciais seguirão acontecendo, por enquanto, uma vez por semana, preferencialmente às quintas-feiras. Caso haja necessidade, poderá haver sessões remotas, como vinha acontecendo.