Deputado é pastor há 14 anos e exerce o seu primeiro mandato parlamentar. Foto: Blog do Edison Silva.

Luiz Henrique Castelo Lima, ou simplesmente Apóstolo Luiz Henrique (PP), está em seu primeiro mandato como deputado estadual. Evangélico fervoroso, o líder do PP na Casa legislativa acredita que membros de congregações religiosas no meio político são “muito julgados” pelas suas escolhas. “Nós [referindo-se aos religiosos] somos pessoas vistas, observadas e julgadas, muito julgadas”, opinou.

Ele crê também haver uma censura às “pessoas com o poder do cristianismo” e elas estão sendo “amordaçadas” na política. Para o deputado, a união destes grupos é uma forma de combater esta situação.

Ademais, em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), fez ele refletir que as pessoas “necessitam de pouco para ser felizes”.

Política e religião

O deputado é pastor há 14 anos. Na tribuna da Assembleia, durante alguns discursos, faz questão de erguer a Bíblia Sagrada. O parlamentar enxerga como uma grande responsabilidade difundir os ensinamentos cristãos na tribuna e considera ter influenciado algumas pessoas para a prática religiosa. “Eu acredito que tenho conquistado, sim, e despertado em algumas pessoas conhecer um pouco mais sobre Deus. Repito: não de uma religião, mas de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, afirmou.

Segundo afirma, o primeiro ano de mandato o fez aprender muito com os seus pares e ter ganho respeito, mesmo tendo embates com alguns parlamentares, como Elmano Freitas (PT) e Evandro Leitão (PDT).

Influências políticas

Apesar de ser novo no meio, a política está no DNA da família do Apóstolo Luiz Henrique, mesmo ele “nunca ter pensado em entrar na política”.

O deputado Apóstolo, embora esteja no seu primeiro mandato, relaciona alguns dos seus familiares que tiveram longo período de atividade política no Ceará. O ex-deputado Antônio Gomes da Silva Câmara, que presidiu a Assembleia Legislativa do Ceará entre os anos de 1987 e 1989, é primo de sua mãe. Pedro Pedrosa de Castro Castelo, ex-prefeito de Tauá, é seu tio. Domingos Filho, vice-governador do Ceará entre 2011 e 2014, é seu primo. Por fim, Plácido Aderaldo Castelo – o mesmo que dá nome ao Estádio Castelão – governador do Ceará entre 1966 e 1971, e o prefeito de Fortaleza em 1945, era primo do seu avô.

Confira a entrevista concedida pelo Apóstolo Luiz Henrique ao jornalista Edison Silva: