No ano passado, Cid (PDT) e Domingos (PSD) se reuniram para firmar compromisso entre as duas legendas. Foto: Divulgação.

Um dia após o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ter publicado vídeo no qual diz que vai apoiar o pré-candidato Elmano de Freitas (PT) à Prefeitura de Caucaia, o presidente do PSD do Ceará,  Domingos Filho, ex-vice-governador de Cid Gomes, convocou reunião com o prefeito da cidade e candidato a reeleição, Naumi Amorim.

Ao Blog do Edison Silva, o dirigente garantiu que, independente do posicionamento de uma das principais lideranças pedetistas, foi garantido a ele que o PDT se manterá na base de sustentação de Amorim, que tentará reeleição.

Há um compromisso entre PSD e PDT, desde o ano passado, de alianças entre as duas siglas nas principais cidades do Estado, e Caucaia, por ser o segundo maior colégio eleitoral do Ceará, tem chamado a atenção de diversos partidos. Atualmente, na Câmara Municipal de Caucaia, todos os vereadores do PDT são aliados da gestão de Naumi Amorim.

Nesta terça-feira (28), Domingos Filho e Naumi Amorim se reuniram, para um almoço, com as deputadas Érika Amorim e Patrícia Aguiar, todos do PSD. No encontro, além de debates sobre as coligações nos diversos municípios em que a legenda terá candidatura própria, os efeitos do vídeo publicado por Ciro Gomes na aliança para a prefeitura de Caucaia.

O que tranquilizou Domingos foi o fato de Ciro ter apresentado um posicionamento pessoal, não falando em nome do PDT, uma vez que, segundo disse, há um compromisso acertado de que o partido votará com Naumi Amorim. Segundo Domingos, assim como aconteceu em 2008, quando Ciro apoiou Patrícia Saboya para a Prefeitura de Fortaleza, Cid esteve ao lado de Luizianne Lins, os irmãos poderão estar em palanques distintos no pleito deste ano em Caucaia.

“Existe, sim, essa possibilidade de os dois estarem em lados opostos. Não ficamos preocupados, porque o Cid reafirmou o apoio do PDT aqui em Caucaia. Ao que consta, a Luizianne estaria tirando a candidatura dela em Fortaleza para apoiar o candidato do Ciro. Evidente que isso acontecendo, não altera a linha partidária do PDT em Caucaia, e nem do PSD em Fortaleza”, alertou Domingos.

Conforme informou, em Caucaia existem vários partidos que estão de olho em uma candidatura a vice-prefeito, uma vez que os nomes para a cabeça de chapa já estão, praticamente, definidos. Segundo Domingos, o Município é o único, além de Fortaleza, a ter segundo turno, e isso garantirá que outras alianças possam ser feitas mais para frente. “As decisões finais só ficarão próximas das convenções”.

Cid Gomes

O Blog também questionou o senador Cid Gomes sobre a decisão do irmão em apoiar Elmano de Freitas em Caucaia, e os impactos disso no compromisso firmado com o PSD do Ceará. Segundo Cid, as declarações de Ciro são de cunho pessoal, já que em Caucaia o PDT faz parte da base de apoio do prefeito Naumi Amorim.

Cid destacou, inclusive, que todos os vereadores do partido estão alinhados com a gestão local. Perguntado sobre seu posicionamento pessoal diante a disputa em Caucaia, Cid apenas repetiu que lá o PDT faz parte da base de sustentação da gestão Naumi Amorim. “O PDT lá compõe a base do prefeito”.