Partido faz parte da base de sustentação do Governo Camilo Santana. Foto: Divulgação.

O Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, apesar da pequena estrutura no Ceará, aposta em ao menos 19 pré-candidaturas a prefeito, inclusive, em cidades de grande porte eleitoral como Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte. De acordo com o presidente estadual da sigla, Luis Carlos Paes, a agremiação deve potencializar, ainda, postulações para o legislativo municipal em 50 cidades.

Segundo o dirigente, em um primeiro momento, até o dia 4 de abril passado, quando da realização da “janela partidária”, data-limite para filiações e desfiliações, havia expectativa de se ter um número superior a vinte candidaturas, porém, alguns fatores externos fizeram com que a legenda repensasse os planos para o pleito eleitoral deste ano.

“A nossa ainda pequena estrutura partidária, a perda do mandato de deputado federal, a pressão das demais legendas da base aliada do Governo Estadual e o fim das coligações proporcionais levaram a que algumas lideranças, de menor convicção e compromisso com a nossa causa e nossos objetivos, se filiassem a outros partidos”, lamentou Paes.

Segundo informou ao Blog do Edison Silva, o presidente do PCdoB explicou que atualmente o projeto eleitoral da agremiação abarca quase 60 municípios, dentre eles, os dez maiores colégios eleitorais do Estado, que vão desde Fortaleza até Quixeramobim.

“Temos pré-candidatos nas três maiores cidades. Em Fortaleza, o professor Anízio Melo; em Caucaia o profissional de comunicação Paulo Sérgio Cordeiro; e em Juazeiro do Norte o professor Aurélio”, enumerou.

O PCdoB vai trabalhar ainda outras 16 pré-candidaturas em cidades médias e pequenas, que na avaliação de Carlos Paes, em oito delas têm chances reais de eleição. “Deveremos ter algo em torno de vinte candidatos a vice, e candidatos a vereador em quase cinquenta cidades”, avalia. O dirigente afirmou que outras postulações estão em construção.

Pré-candidatos do PCdoB no Ceará:

Professor Anízio Melo – Fortaleza

Paulo Sérgio – Caucaia 

Professor Aurélio – Juazeiro do Norte

Solano Jr – Cariré

Berg Construtor – Canindé

Ana Maria – Cariús

Dr. Vandevelder – Farias Brito

Professor Hiltinho – Fortim

Augusto Brito – Graça (reeleição)

Dr. Duclieux Filho – Granjeiro

Ex-prefeito Sidney – Paracuru

Professora Ana Paula – Redenção

Luzinete – Salitre

Chico Abreu – São Luís do Curu (reeleição)

Enfermeira Edlúcia – Santana do Acaraú