Maia afirmou ser “perversa” a mudança na contagem de mortos pela COVID-19. Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criticou as alterações feitas pelo Ministério da Saúde na divulgação dos números de mortes por coronavírus (COVID-19).

Desde a última sexta-feira (05), o Ministério da Saúde deixou de divulgar o total de mortes e de casos confirmados. A medida foi alvo de críticas de especialistas e parlamentares.

Neste último domingo (07), o Governo Federal chegou a informar um total de 1.382 mortes vítimas do coronavírus nas últimas 24 horas. Uma hora depois, o portal do Ministério alterou os números e divulgou que o total de óbitos confirmados era de 525.

Maia criticou a confusão dos números do governo e defendeu o resgate da credibilidade das estatísticas. “Brincar com a morte é perverso. Ao alterar os números, o Ministério da Saúde “tapa o sol com a peneira”. É urgente resgatar a credibilidade das estatísticas. Um ministério que tortura números cria um mundo paralelo para não enfrentar a realidade dos fatos”, afirmou o presidente da Câmara.

Maia disse ainda que a comissão externa da Câmara que debate a pandemia vai se debruçar sobre as estatísticas. “É urgente que o Ministério da Saúde divulgue os números com seriedade, respeitando os brasileiros e em horário adequado. Não se brinca com mortes e doentes”, criticou Rodrigo Maia.

Com informações da Câmara dos Deputados.