Os vereadores realizam mais uma sessão remota nesta quarta-feira (24). Foto: CMFor.

O relatório da Câmara Municipal sobre a realização das sessões extraordinárias virtuais mostra que os vereadores de Fortaleza tiveram ao menos 24 reuniões desde o decreto de isolamento social. O documento, disponibilizado no site da Casa Legislativa, apresenta as presenças e ausências de todos os parlamentares durante este período, alguns deles com mínimo de participação nos debates propostos.

A vereadora Priscila Costa (PSC), por exemplo, através de sua assessoria, contesta os números oficiais do Legislativo da Capital, pois nos encaminhou nota questionando os dados publicados em matéria deste Blog, embora os números aqui apresentados tenham sido tirados do próprio portal do Legislativo Municipal (veja o quadro abaixo). Segundo consta no site, a parlamentar registrou presença na abertura de cinco sessões, e participou de apenas quatro votações.

De acordo com a nota da assessoria de Costa, a vereadora não é a parlamentar mais faltosa durante o período da pandemia. O texto diz que Priscila esteve presente em nove sessões ao longo do período da pandemia, tendo participado em 8 de forma integral, e parcialmente em uma, pois saiu antes da chamada da Ordem do Dia.

Dessa forma, a parlamentar teria se ausentado de 15 sessões e não de 20 como foi mostrado na matéria publicada no Blog do Edison Silva. O levantamento da assessoria da vereadora diz que considerou as atas da sessão e não o relatório disponível no site da Câmara. Ainda assim, Priscila Costa está na lista dos vereadores mais ausentes da Casa.

De acordo com levantamento no portal da Câmara os vereadores mais ausentes são: Priscila Costa, José Freire,  Márcio Martins (PROS), Julierme Sena (PROS), John Monteiro (PDT), Idalmir Feitosa (PSD), Evaldo Costa (PDT), Carlos Mesquita (PDT), Marcelo Lemos (PSL).

Na outra ponta estão os mais presentes: Antônio Henrique (PDT), Adail Júnior (PDT), Didi Mangueira (PDT), Eron Moreira (PDT), Dr. Porto (PDT), Bá (PSD), Benigno Júnior (PSD), Cláudia Gomes (DEM), Evaldo Lima (PCdoB), Frota Cavalcante (PSD), Gardel Rolim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT), Márcio Cruz (PSD), Ronivaldo (PT), Sargento Reginauro (PROS).