Conin, Fernando Santana e José Guimarães quando anunciavam a filiação do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ao PT. Foto: Divulgação.

Como publicado no Blog do Edison Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi a agremiação que mais conquistou filiados no processo da “janela partidária” no Ceará, figurando ainda como a maior legenda em atividade no Estado.

Diferente do que aconteceu em 2016, quando a sigla amargurou diversas baixas nas eleições municipais, para este ano o grêmio está preparando 77 candidaturas a prefeito, apostando na eleição de até 40 gestores após o pleito.

De acordo com o presidente estadual da legenda, Antônio Filho, o “Conin”, o partido se dedicou fortemente a atrair quadros para a disputa eleitoral nas principais cidades do Ceará, com foco principalmente, naquelas com mais de 50 mil habitantes. Dentre elas está Fortaleza, onde o grêmio não abre mão de ter candidatura própria. A deputada federal Luizianne Lins registrou interesse em ser o nome petista, mas Nelson Martins também está viabilizando essa possibilidade, com o apoio do governador Camilo Santana.

Em 2016, diante da falta de credibilidade do Governo Dilma Rousseff, que passava por um processo de impeachment, o PT elegeu apenas 15 prefeitos. Segundo Conin, o ambiente, neste momento, é mais favorável do que há quatro anos. “A gente estava sob ataque constante. Tivemos o impeachment da Dilma. Nem sei como elegemos tantos nomes naquele ano”, disse.

O deputado estadual Elmano Freitas é a aposta do partido para a disputa eleitoral em Caucaia, segunda maior cidade do Estado. O petista, inclusive, já está trabalhando suas bases no município que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em 2012, Elmano foi derrotado no segundo turno das eleições para prefeito da Capital, e em 2016, quando postulou a vice-prefeitura.

O vereador Daniel Baima é o nome do PT em Maracanaú, município que terá disputa entre aliados do governador Camilo Santana. A tendência é que a campanha naquela cidade seja uma das mais acirradas entre governistas, visto que o deputado estadual Julinho (Cidadania) também deve se candidatar ao cargo. O favorito, porém, é o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB), ex-prefeito e ex-vice-prefeito local.

Zé Leite, ex-prefeito de Barbalha, pediu exoneração do cargo que tinha no Governo do Estado e está à disposição do PT para a disputa no município da Região do Cariri. Ainda no Cariri, os petistas estão tentando convencer Gabriel Santana, filho do ex-prefeito Manuel Santana, a entrar na disputa. O interesse da legenda era o nome de Fernando Santana, mas o petista não transferiu domicílio eleitoral a tempo de se habilitar para as eleições municipais.

Zé Ailton Brasil, atual prefeito do Crato, tentará a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores. Felipe Pinheiro, que também fazia parte da gestão de Camilo Santana, se desincompatibilizou para tentar disputa no município de Itapipoca. Já a ex-deputada estadual Mirian Sobreira, que estava lotada na Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, é a aposta do PT em Iguatu.

Filiou

Ex-prefeito de Salitre, e até recentemente filiado ao DC, Agenor Manoel Ribeiro, agora de volta ao PT, tentará retomar a vaga de prefeito daquela cidade, assim como Lizandra, em Potengi, que disputará a reeleição. Em Altaneira, o petista Dariomar também disputa reeleição, assim como Afonso Leite em Abaiara.

Em Mauriti o partido indicou Isac Júnior, e em Jati, a atual vice-prefeita, “Mundinha” também se filiou à legenda para disputar a Prefeitura. Em Umari, o candidato do PT será Alex, que tem histórico familiar na Prefeitura. Em Baixio, Dona Josefa, esposa de Nilton Alencar, que já foi prefeito três vezes daquela cidade, é a aposta do partido.

Esposa do deputado

Em Quixelô, Adil, chefe de gabinete da atual gestão deve ser o nome, e em Russas, o ex-presidente da Câmara Municipal, Natizael Gonçalves tem o apoio da atual gestão. Vanderlei é o nome em Morada Nova, e em Limoeiro do Norte, Rita Peixoto. Em Jaguaruana, a ex-prefeita Ana Teresa deve ser a candidata petista.

O prefeito de Palhano, Dinho, tentará reeleição, assim como Alailson, gestor do município de Barreira. Em Amontada o nome do PT na disputa será o do ex-prefeito Paulo César, e em Itapajé, o do vice-prefeito João Anair. A esposa do deputado federal Zé Airton Cirilo, Ilana Cirilo, é o nome petista em Pentecoste. O PT ainda terá candidaturas em Meruoca, Morrinhos (ex-prefeito Jerônimo Brandão), Cruz, Ararendá, Poranga e Ipaporanga.